Wednesday, June 26, 2013

Sabedoria e tolice, não raro, se confundem e se misturam, e nos conduzem a graves erros de julgamento e avaliação. Princípios e idéias, tidos e havidos por anos (e não raro, por séculos e milênios) como verdades incontestáveis, subitamente se revelam tolos e vazios. Foi o caso, por exemplo, da “certeza” que os cientistas do passado acalentaram de que a Terra fosse plana, ou que se constituísse no centro do universo. Hoje, até uma criança, recém-saída do Jardim da Infância, sabe que isso não corresponde à realidade. A sabedoria é humilde e jamais se apega a dogmas. O poeta Mauro Sampaio faz essa constatação, nestes versos do poema “Justiça:

“No ápice da pirâmide,
se encontram e se irmanam
a sabedoria, a loucura e a tolice.

Só tu, Senhor, as distingues”.

Só Deus, fonte do conhecimento, do saber e da vida, é capaz dessa distinção. Cuidado, portanto, com as “certezas” absolutas e as “verdades” pré-estabelecidas!  


 @@@@@@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.        

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: