Ensinar, mais do que meramente uma profissão, é uma arte. Requer grandeza, competência, dedicação, paciência e lucidez. É um sacerdócio, um ato de permanente autodoação. É uma arte que tem que ser exercida, sobretudo, com amor. O escritor Anatole France observou o seguinte, sobre como se deve exercer essa sublime atividade: “A arte de ensinar não é mais do que a arte de despertar a curiosidade das crianças para satisfazê-la em seguida. E a curiosidade só é viva e sã nos espíritos felizes. Portanto, não se deve ensinar com recursos de terror”. E não se deve, mesmo. Muitos dos meus amigos aqui exercem esse sublime sacerdócio: o do magistério. A vocês rendo minha modesta, mas comovida homenagem que, certamente, contará com o apoio e a solidariedade de quem não é professor, mas que deve a maior parte do seu conhecimento e do seu sucesso aos mestres que teve.
@@@@@@@@@@@@@@
Livros que recomendo:
“Balbúrdia Literária” – José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: nenem138@gmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso” – Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
O que comprar:
Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). – Preço: R$ 23,90.
Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro. – Preço: R$ 20,90.
Como comprar:
Pela internet – WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria – Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk
No comments:
Post a Comment