“Mas o que não é banal debaixo do sol, desde o amor até o empréstimo?”, perguntou Machado de Assis, em crônica que publicou em 9 de julho de 1893. O que não é? Gilberto Amado, no livro “A chave de Salomão e outros escritos”, justifica essa opção pela banalidade. Constata: “Felizmente nem todo o mundo olha para a vida com profundeza. A maioria anda pela Terra, sem procurar saber onde vai e por que vai, sem deitar sobre a vida um só olhar onde fuzile a interrogação. Nem a vida foi criada para ser contemplada; sim para ser vivida”. Banalidade? O mal, a miséria, a loucura, a corrupção, as guerras, a violência urbana, a desagregação da família, as utopias, os sistemas, as organizações, os governos, tudo se tornou perigosamente banal. Apenas a vida, plenamente vivida, é importante e não comporta banalidade. É a única a fazer algum sentido. Ainda bem!
@@@@@@@@@@@
Livros que recomendo:
“Balbúrdia Literária” – José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: nenem138@gmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso” – Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
O que comprar:
Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). – Preço: R$ 23,90.
Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro. – Preço: R$ 20,90.
Como comprar:
Pela internet – WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria – Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk
No comments:
Post a Comment