Sunday, January 20, 2013

Vitória de Pirro

Pedro J. Bondaczuk

O ano de 1988 pode ser considerado de grande sucesso para o líder da Organização para a Libertação da Palestina, Yasser Arafat, no terreno diplomático. Como que num passe de mágica, ele conseguiu transformar as desconfianças e até hostilidades contra a entidade que fundou em 1964 e que dirige com mão-de-ferro desde então em franco apoio às suas teses.

A bem da verdade, o dirigente não somente mudou a sua estratégia radical de tempos atrás, como reduziu em muito suas reivindicações. Agora, ele já não defende mais a ação armada para "jogar os israelenses ao mar". Ou seja, não reivindica, como outrora, todo o território da antiga Palestina, mas somente as terras da Cisjordânia e da Faixa de Gaza.

Ademais, num discurso claro e expressivo, pronunciado na terça-feira, e numa entrevista cristalina e enfática, na quarta, Arafat renunciou ao terrorismo como forma para alcançar os seus objetivos. E reconheceu o direito de Israel existir como país e em plena segurança. Suas palavras tiveram um efeito imediato. Na mesma noite da coletiva que concedeu em Genebra, os Estados Unidos anunciaram negociações com a OLP, após 13 anos de ruptura.

Outra vitória do líder palestino foi a aprovação, quase unânime, de uma resolução na Assembléia Geral das Nações Unidas, anteontem, para que seja realizada uma conferência internacional de paz sobre o Oriente Médio e que os territórios ocupados pelo Estado judeu sejam colocados sob a supervisão da ONU. Todavia, nenhum desses sucessos garante que ele venha a obter o êxito maior, o final, aquele almejado desde 1948, qual seja, o de estabelecer, afinal, uma pátria para o seu povo.

Os entraves são monumentais. Em primeiro lugar, há a intransigência israelense para negociar com a OLP. As autoridades de Israel não querem nem ouvir falar nisso. Outro obstáculo, que não é menor, é a incrível divisão do movimento palestino. As organizações apoiadas pela Síria, por exemplo, repudiam o compromisso solene assumido por Arafat na ONU.

Pelo visto, portanto, o sucesso do dirigente pode acabar sendo esvaziado melancolicamente. Isto a menos que algum fato novo e surpreendente surja em qualquer das duas grandes vertentes do conflito. Ou do lado israelense, como uma mudança em relação à OLP. Ou, o que é mais improvável, no próprio lado palestino, com os radicais aceitando reconhecer o direito de existência do Estado judeu e renunciando à prática do terrorismo. Diante da improbabilidade de que isto aconteça, o sucesso diplomático de Arafat tem tudo, lamentavelmente, para se transformar em mera "vitória de Pirro".

(Artigo publicado na página 12, Internacional, do Correio Popular, em 17 de dezembro de 1988)

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: