Sunday, January 13, 2013

Centenário do mestre da crônica

Pedro J. Bondaczuk

O Brasil sempre produziu excelentes cronistas, entre seus grandes expoentes literários. Há quem afirme que o gênero, misto de jornalismo e de Literatura, tenha nascido no País. Não nasceu. Mas não vem ao caso. Nem por isso deixou de produzir expoentes, notáveis redatores desses deliciosos retratos do cotidiano, meio que sem regras, ora confundindo-se com artigos, ora com poesia em prosa, ora, até mesmo, com o conto, dependendo de quem seja o autor e do tema que aborda.

Machado de Assis é tido como uma espécie de parâmetro, de paradigma da crônica no País. Concordo! Depois dele, o cronista que goza de maior reputação, e com toda a justiça, passados vinte e dois anos da sua morte (completados em dezembro), é o capixaba Rubem Braga, cujo centenário de nascimento se comemora exatamente neste sábado, 12 de janeiro. Há uma série de cerimônias e homenagens programadas em vários locais do País e nos meios de comunicação, para marcar o evento.

Um deles será o programa especial no canal de televisão a cabo Globo News (e ele foi, a partir de 1975, funcionário da Rede Globo), recordando vários aspectos de sua vitoriosa carreira. E diversos jornais vão publicar, certamente, matérias alusivas à data, Brasil afora. Nada mais justo. Há até consenso entre cronistas que Rubem Braga foi o mestre de todos nós. Praticamente delineou o caminho sobre o que fazer para uma crônica parecer (e ser) saborosa e duradoura e o que o autor deve evitar para que o leitor não a ignore e não deixe de lê-la.

Não afirmo, como muitos o fazem afoitamente, que esse capixaba, nascido em Cachoeiro do Itapemirim (a mesma cidade natal do cantor Roberto Carlos) tenha sido o “maior cronista” de todos os tempos de País. Igualmente, não digo que não foi. Esse tipo de generalização é, como qualquer outro, incorreto e injusto. Ademais é uma avaliação sumamente subjetiva essa de apontar fulano como sendo melhor do que beltrano, em qualquer atividade, desde que, claro, ambos desempenhem suas funções com idêntica habilidade, criatividade e correção, o que ocorre com grande frequência. É questão, sobretudo, de gosto.

Mas que Rubem Braga foi excelente cronista, um dos mais bem sucedidos da história do jornalismo e da Literatura (já que o gênero é uma espécie de “ponte” entre as duas atividades), disso não há a menor dúvida. Seria burrice, ou desconhecimento, ou alienação contestar. Não podemos nos esquecer, porém, de Fernando Sabino, de Luís Fernando Veríssimo e de tantos outros, do passado e do presente, cujos nomes prefiro não declinar, para não cometer a injustiça de omitir algum. Cito, porém, alguns poetas que se destacaram, igualmente, na crônica, como os casos de Carlos Drummond de Andrade, Paulo Mendes Campos, Cecília Meirelles, Mário Quintana, Vinícius de Moraes (cujo centenário de nascimento igualmente se comemora em 2013 e que, oportunamente, tratarei com mais vagar e destaque) e Affonso Romano de Sant’Anna, entre tantos, e tantos, e tantos cultores do gênero no País.

Como se vê, o Brasil sempre teve (e ainda tem) magníficos cronistas. Todavia, sempre houve entre os que já morreram e há, entre os que ainda, para nossa felicidade, permanecem na ativa, consenso no reconhecimento da magistralidade de Rubem Braga. De fato, ele foi “magister” de todos nós, e de várias gerações. Inclusive meu, embora minhas crônicas não passem de ridículas caricaturas quando comparadas às desse magnífico mestre. Pudera! O homem foi um gênio na especialidade.

Poucos se lembram que ele teve formação jurídica, embora não me conste que tenha advogado algum dia, ou promotor público, ou mesmo juiz. Se o foi, não conseguiu projeção no mundo da interpretação e execução de leis. Sua vocação não era essa. Era a de cronista do cotidiano que fez, como mágico da palavra que sempre foi, de acontecimentos e coisas corriqueiras e triviais, obras primas de jornalismo-literatura, já que a crônica, reitero, é um meio termo entre as duas disciplinas, podendo ser catalogada, sem que seja errado, tanto em uma, quanto na outra.

Rubem Braga iniciou seu curso de Direito no Rio de Janeiro, mas concluiu-o na Faculdade de Belo Horizonte, no tenso e dramático ano de 1932, o da Revolução Constitucionalista, para forçar o então ditador Getúlio Vargas a respeitar a Constituição. O movimento, em termos práticos, de nada valeu, apesar das muitas vítimas que deixou em seu rastro. O caudilho gaúcho continuou, e ainda por muitos anos (por treze, para ser exato) fazendo suas próprias leis e o que lhe dava na cabeça.

A estréia de Rubem Braga nas redações de jornais – que iria freqüentar até sua morte, em 19 de dezembro de 1990 – se deu em sua Cachoeiro do Itapemirim natal, no “Correio do Sul”, em que publicou suas primeiras crônicas. No mesmo ano em que se formou em Direito, foi contratado pelo Diário da Tarde, com a incumbência de assinar uma coluna diária. Não ficou muito tempo nesse jornal, mas não por ter sido despedido, mas por haver sido promovido.

Explico: Rubem Braga foi convocado a fazer, como repórter, a cobertura da Revolução Constitucionalista para todos os jornais do grupo Diários Associados, de Assis Chateaubriand. Fez um trabalho tão competente, que foi transferido, em 1933, para o Diário de São Paulo, na capital paulista. Só retornou ao Rio de Janeiro em 1935. Nesse ano, obteve transferência para o “Diário da Noite”, do mesmo grupo, com a obrigação de também escrever para “O Jornal”.

Não vou transcrever seu brilhante currículo jornalístico (pelo menos não hoje), pois essa não é a proposta destas reflexões. Só vou acrescentar que trabalhou por certo tempo no Recife, em Belo Horizonte – onde publicou seu primeiro livro de crônicas, “O conde e o passarinho” – e na Itália, na cobertura das peripécias da Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial.

Fez várias outras viagens internacionais, cobrindo importantes eventos. Esteve, por exemplo, na Argentina, reportando a eleição de Juan Domingo Perón; nos Estados Unidos, para acompanhar a reeleição de Dwight David Eisenhower na presidência norte-americana e passou uma temporada de seis meses em Paris (quem me dera!), como correspondente europeu do Correio da Manhã. Chegou, até, a ser embaixador do Brasil no Marrocos, no curtíssimo mandato de Jânio Quadros, que viria a renunciar alguns meses após a posse alegando estar sendo vítima de “forças ocultas”.

De tantas atividades jornalísticas que exerceu, todavia, o que ficou, mesmo, para a posteridade foi sua atuação numa que aparentemente era a menos destacável, tida como de menor importância em qualquer jornal: a função de cronista. São estranhas, mesmo, as circunstâncias da vida!

Essa estranheza, porém, vem acompanhada de uma preciosa lição (outra das tantas deixadas por Rubem Braga ou que têm relação com sua vida): devemos executar toda tarefa que nos for designada, por menor que nos pareça, ou de fato seja, com a mesma competência, aplicação, entusiasmo, paixão e eficiência. Afinal, não sabemos em qual delas nos sairemos melhor e qual será a valorizada pela posteridade, após nossa morte. E, como cronista (também) esse ilustre filho de Cachoeiro do Itapemirim foi nota dez!!! Hoje é lembrado não tanto como o primoroso repórter que foi, mas, sobretudo, como mestre da crônica, gênero tão pouco valorizado, contudo que exige tanto de quem o exerce em termos de competência e de criatividade.

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: