Tuesday, August 28, 2012

É consenso medir-se a idade das pessoas pelo número de anos que viveram. Ou seja, por quantas folhinhas suas vidas já passaram. Discordo dessa maneira de medição. Prefiro uma forma mais condizente com a realidade. Minha idade, por exemplo, é a que sinto ter, independente dos anos que vivi. O que importa não é “quanto” se vive, mas “como”. O que conta é a postura, o interesse e o entusiasmo com que se encara o tempo. Há muitos jovens de 80 anos, em pleno vigor mental e intelectual, embora o físico possa estar debilitado. Em contrapartida, temos velhos caquéticos de 18 anos, entediados, lamurientos e preguiçosos, que pensam apenas em descanso, embora sequer tivessem tempo de se cansar. São de Mário Quintana, do seu “Pequeno poema didático”, estes sábios e expressivos versos: “O tempo é indivisível. Dize,/qual o sentido do calendário?/Tombam as folhas e fica a árvore,/contra o vento incerto e vário”.

@@@@@@@@@@@@@@@@@

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). – Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro. – Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internet – WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria – Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: