Sunday, April 14, 2013


Justiça sem fronteiras


Pedro J. Bondaczuk

O secretário geral das Nações Unidas, Javier Perez de Cuellar, homem experiente e vivido, calejado nos problemas de diversas espécies que envolvem a humanidade, chorou, ontem, de emoção, no acampamento de refugiados de Korem, no Norte da Etiópia.,

Naquele local, milhares de etíopes, sem nenhuma esperança ou ambição que não seja uma mínima porção de comida para não morrerem de fome, aglomeram-se promiscuamente, atacados por pulgas e piolhos e sofrendo as intempéries do clima tórrido, durante o dia, e extremamente frio, à noite, à espera de ajuda internacional.

Perez de Cuellar é um homem acostumado a cenas chocantes. Não fora ele originário de um país do Terceiro Mundo, o próprio exercício do seu cargo o levou a diversos acampamentos como os que visitou ontem, tanto no Camboja, como na América Central e em outras localidades da África. Mas nunca se soube antes que fosse levado a tal emoção, a ponto de não conter publicamente as lágrimas.

Cenas chocantes, dignas da pena de um Dante Aligheri e que serviriam facilmente como modelos para a descrição do “Inferno”, da sua magistral “Divina Comédia”, marcam essa miserável localidade etíope. E os que conseguem se arrastar até lá, mesmo estando no grau máximo da degradação do ser humano, ainda podem ser considerados verdadeiros privilegiados, diante de uma infinidade que morrem pelo caminho, abandonam crianças esquálidas e anestesiadas por tanto sofrimento à própria sorte e não conseguem nem mesmo uma cova rasa para sepultar seus restos mortais, expostos ao sol, servindo de repasto às aves de rapina e aos chacais.

Oito milhões de etíopes podem morrer de fome dentro de no máximo cinco meses, se a humanidade não se mobilizar para evitar isso. Para que se tenha uma idéia, é como se toda a população da zona urbana de São Paulo, ou de Nova York, ou então de Moscou, viesse a desaparecer repentinamente. E não é apenas a Etiópia que corre esse trágico risco.

Trinta e cinco milhões de africanos, em pelo menos seis países, têm diante de si idêntica perspectiva. E mesmo os que não vierem a morrer à míngua, estarão para sempre condenados a uma condição subumana, com a inteligência irremediavelmente atrofiada, transformando-se em eternos problemas (que, aliás, é obrigação de todos resolver). É o caso de se perguntar: onde a solidariedade humana? Onde o desprendimento, a caridade e o senso fraterno pregados por todas as religiões?

Quando se entra em contato com realidades desse porte é que, às vezes, se tem até vergonha de ser humano. De se estabelecer ideais fantasiosos e efêmeros de acúmulo de riquezas materiais (que a nossa própria condição de mortais impede que sejam permanentes), de buscar posições sociais ilusórias e vazias e de correr atrás disso que o escritor Garcia Marquez definiu  como “um peixe escorregadio e fugaz”, chamado poder.

Javier Perez de Cuellar chorou diante da miséria etíope. Que essas lágrimas, porém, venham a se transformar em providências e que as palavras que disse no acampamento de Korem sejam lema dos verdadeiros seres humanos, os que ainda cultivam o senso de responsabilidade e da solidariedade com o próximo: “É preciso haver justiça sem fronteiras”.

(Artigo publicado na página 10, Internacional, do Correio Popular, em 10 de novembro de 1984).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: