Saturday, April 13, 2013


Ataques como atração
  
Pedro J. Bondaczuk

Os ataques, salvo engano, devem ser a grande atração destas finais do Paulistão. Não que sejam previsíveis grandes goleadas nas seis partidas que deverão apontar o campeão deste ano, embora alguns dos clássicos, nas três fases anteriores, tivessem sido caracterizados por um grande número de gols.

Os quatro times jogam ofensivamente e contam com grandes artilheiros, além de excelentes "coadjuvantes". No Palmeiras, embora Luizão não possa mais estar em campo, a expectativa da torcida é a de que Viola torne a entrar na briga pela artilharia com Dodô, do São Paulo, apontado como a grande revelação da temporada. Além disso, o Verdão conta com Marquinhos, jogando muito, e Fred Rincon, com o seu senso de oportunismo.

O tricolor, embora não possa contar com o futebol de Denilson, tem o colombiano Aristizabal em grande fase e acertando finalmente as bolas que vinha errando no início do campeonato.

Quanto ao Corínthians, é até redundante dizer que conta com excelente ataque. Basta atentar para a escalação do Timão, que pode se dar o luxo de manter o artilheiro de três Brasileirões, o centro-avante Túlio, no banco. A não convocação de Donizeti, por parte de Zagallo, garante rapidez na linha de frente e, por conseqüência, muitos gols: de Mirandinha, de Marcelinho, de Souza e do próprio.

Não se pode, no entanto, considerar o Santos como "carta fora do baralho". Pelo contrário, em decorrência do técnico que tem no banco, Wanderley Luxemburgo --- sem favor algum e sem demérito aos demais, o melhor do País na atualidade --- e do grupo entrosado e com pinta de vencedor, não será surpresa para ninguém se repetir a performance do Rio-São Paulo e papar este Paulistão.

Com Miller começando a recuperar a forma, com Careca podendo entrar meio tempo e com o futebol de Alessandro --- para não falar de Caíco, em grande fase, e de Macedo, sempre um goleador --- o ataque santista é respeitabilíssimo. A defesa do Corínthians que o diga!

Pena que o Palmeiras ficará desfalcado de Djalminha e Cafu, servindo à Seleção. E que o São Paulo fique sem Denilson. Quanto a Célio Silva, tem um substituto à altura, o igualmente selecionável Antonio Carlos.

Zagallo, no entanto, não desfalcou tanto assim os quatro participantes da decisão. E atrações é que não vão faltar nestas finais, com certeza, para compensar a previsibilidade da fase de classificação, que só valeu pelas goleadas acontecidas em cima do Juventus, Guarani e São José, entre outros. Há "cheiro" de muitos gols no ar. Esperamos não "queimar a língua"...

(Artigo publicado no Caderno de Esportes do Correio Popular, em 22 de maio de 1998).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk


No comments: