Monday, June 25, 2012

O desfile que você vai ver 84 horas seguidas

Pedro J. Bondaczuk

Tanto foi reclamado da pobreza de opções para aquele telespectador que, por um motivo ou outro, não vai poder pular o carnaval, que, no fim de semana, ele vai acabar ganhando a maior cobertura carnavalesca jamais feita até os dias de hoje. A TV Manchete, que a partir das 21h15 desta sexta-feira passa a dedicar todo o espaço de sua programação ao reinado de Momo, permanece, ininterruptamente, no ar por 84 horas, na maior maratona jornalística jamais feita por qualquer emissora. E o campineiro, felizmente, não vai ficar de fora dessa festa televisiva.

A partir de hoje, através do canal 15, em UHF, poderá conhecer o novo sambódromo da Marquês de Sapucaí, assistindo, a partir das 20 horas, o desfile das escolas de samba do Grupo 1B. É isso mesmo, o maior espetáculo visual jamais visto, neste ano, começa na sexta-feira. Portanto, hoje, serão 12 escolas a desfilar, a saber: Império do Marangá, Arrastão de Cascadura, Unidos de São Clemente, Acadêmicos do Engenho da Rainha, Unidos do Jacarezinho, Unidos do Cabuçu, Acadêmicos de Santa Cruz, Unidos de Bangu, Paraíso do Tuiuti, Lins Imperial, Em Cima da Hora e Unidos do Lucas. O desfile, se nenhuma escola atrasar (o que é muito difícil de acontecer) está previsto para terminar às 13h20 de amanhã.

O esquema de apresentação será idêntico ao adotado pela Globo nos anos anteriores. Isto é, antes do desfile de cada escola, haverá um compacto, com cinco minutos de duração, mostrando os preparativos de seus componentes , sua história, seu samba-enredo e seus destaques. Aliás, isto é indispensável para que o telespectador entenda o que vai assistir.

No correr de toda a transmissão de hoje haverá a intervenção de repórteres, com flashes do “Baile do Champagne” (Monte Líbano), “Baile Pão de Açúcar”, Internacional RJ, do Clube Federal, Turista Sírio e Libanês, além de visões do carnaval por todo este imenso País. Isso se repetirá nos outros dias.

Mas a parte que desperta maior interesse, pela tradição firmada, o desfile das grandes favoritas (este ano chamadas de “Super Escolas”) ocorre no domingo e na segunda-feira (sete em cada dia), ambas transmissões a partir das 18 horas. O primeiro grupo que você vai acompanhar tem as seguintes atrações: Unidos da Tijuca, Caprichosos de Pilares, Império da Tijuca, Acadêmicos do Salgueiro, União da Ilha do Governador, Portela e Império Serrano. Na segunda-feira, será a vez de você assistir às evoluções da Estácio de Sá (ex-Unidos de São Carlos), Unidos da Ponte, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos de Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense, Beija-Flor e Estação Primeira de Mangueira.

Todavia, as vedetes desse grande espetáculo não são apenas as escolas de samba. O palco do acontecimento, por ter gerado tantas polêmicas, também será alvo, certamente, da sua curiosidade. A passarela da Marquês de Sapucaí, construída com base num projeto do célebre arquiteto Oscar Niemeyer, é um conjunto de arquibancadas de concreto margeando umas pista com quase um quilômetro de extensão. Conta com um anfiteatro, emoldurado por um arco, onde ficará sediado o Museu do Carnaval.

A capacidade de público é igual ao Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, por exemplo, onde foi realizada, em 1978, a final da Copa do Mundo da Argentina. Cabem 88.402 pessoas, sendo 49.872 nas arquibancadas, 29.990 nas gerais, 5.100 nos camarotes e 3.440 nas cadeiras de pista.

Por tudo o que foi exposto – e não abordamos nem um quinto da programação – cremos que já deu para enchê-lo de curiosidade, não é mesmo? Portanto, se por algum motivo você não puder pular o carnaval, mas gostar dele, não vai ter o que reclamar. Poderá ter em sua casa, acomodado na sua poltrona predileta, acompanhado daquela cervejinha gelada (que ninguém é de ferro) aquele que, seguramente, é o maior espetáculo da Terra. Portanto, boa diversão.

(Comentário publicado na coluna Vídeo, editoria de Arte e Variedades do Correio Popular, em 2 de março de 1984).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: