Sunday, November 06, 2016

VISÕES DO FUTURO

Interessante é a forma que, como Victor Hugo observou, as pessoas encaram o futuro. As opiniões a respeito variam de acordo com os vários tipos de personalidade. Enquanto alguns esperam-no com tranqüilidade, otimismo e confiança, outros tantos temem-no, chegam mesmo a apavorar-se com sua iminência, dada, principalmente, a incerteza desse tempo potencial, que pode nem sequer existir para muitos de nós. Todavia, não adianta temê-lo, pois, o que tiver que acontecer, acontecerá. Hugo escreveu a propósito: “O futuro tem muitos nomes: para os fracos é o inalcançável, para os temerosos, o desconhecido, para os valentes é a oportunidade”.

***

UTOPIA HOJE, CARNE E OSSO AMANHÃ

O que você acha dos sonhos? Interpreta, como muito sujeito que se diz realista, como sendo coisa de desocupado ou considera-o como ideal que mobiliza pessoas e povos às grandes realizações? Aqui, óbvio, não me refiro a sonhos involuntários, aos que temos, à nossa revelia, durante o sono, embora muitos deles sejam tão agradáveis que, ao tê-los, sequer gostaríamos de acordar, para não interrompê-los. Refiro-me às idealizações, à forma como gostaríamos que as pessoas e o mundo fossem. Hugo discorda de quem os acha inutilidades, perdas de tempo, devaneios irrealizáveis. Escreveu: “Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã”. Albert Einstein, posto que com outras palavras, disse algo semelhante. Não foram assim que as grandes obras e a própria civilização nasceram, ou seja, de meros sonhos? Ora, se foram!


@@@@@@@

Presente de Natal

Dê às pessoas que ama e admira o melhor dos presentes neste Natal: presenteie com livros. Dessa forma, você será lembrado não apenas o ano todo, mas por toda a vida.

Livros que recomendo:

“Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbert Oliveira” (Fortuna crítica)Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com  
“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Águas de presságio”Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
“Um dia como outro qualquer”Fernando Yanmar Narciso.
“A sétima caverna”Harry Wiese – Contato:  wiese@ibnet.com.br
“Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
“Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br    

Com o que presentear:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). – Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

No comments: