Wednesday, November 16, 2016

A BOA ARTE NUNCA ENVELHECE

As artes têm características peculiares, próprias, únicas – muito diferentes das ciências – que as tornam atemporais. Não são antigas e nem modernas. Não comportam datações. Não progridem e nem regridem. Ou são artes, ou não são. E, se não forem, de nada adiantará qualquer perfeccionismo, e muito menos o obsessivo. Jamais irão adquirir essa característica. A melhor explicação a propósito que já li foi a dada por Eugéne Ionesco, em entrevista publicada pela revista “IstoÉ”, em 11 de agosto de 1982 (há, portanto, mais de trinta anos). O controvertido dramaturgo romeno, indagado a respeito, afirmou: “As hipóteses científicas são excelentes num dado momento, até que outras as substituem. A medicina e a tecnologia progridem. Mas a arte nem progride nem regride. Sófocles, Shakespeare são sempre novos. Não se pode dizer que Anouilh, por ser mais moderno, ultrapassa Shakespeare. Verdadeira tradição é o que se chamou vanguarda”. Concordo plenamente com essa colocação. Nem poderia discordar. É lógica demais para suscitar dúvidas e discordâncias. Porventura o quadro “Os girassóis”, de Van Gogh, “envelheceu”; Ou “Romeu e Julieta”, de Shakespeare? Ou “A divina comedia”, de Dante Alighieri? São obras que não são arcaicas e nem modernas, mas eternas.


@@@@@@@

Presente de Natal

Dê às pessoas que ama e admira o melhor dos presentes neste Natal: presenteie com livros. Dessa forma, você será lembrado não apenas o ano todo, mas por toda a vida.

Livros que recomendo:

“Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbert Oliveira” (Fortuna crítica) Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com  
“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Águas de presságio”Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
“Um dia como outro qualquer”Fernando Yanmar Narciso.
“A sétima caverna”Harry Wiese – Contato:  wiese@ibnet.com.br
“Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
“Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br    

Com o que presentear:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). – Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

No comments: