Monday, November 21, 2016

TODA GENERALIZAÇÃO É “BURRA”

Os poetas há muito adquiriram a incômoda fama de alienados, de viverem em um mundo de fantasias que eles próprios “fabricam”, ou engendram, ou imaginam, ausentes do que seus detratores entendem como “realidade”. E esse disparate adquire foros de verdade para os mal informados, para os ignorantes e para os acostumados a rotular pessoas, coisas e atividades como se esse fosse o procedimento mais normal que existe. Claro que não é. Trata-se de generalização injusta e tola, sem fundamento algum e, sobretudo, burra, como soem ser todas as generalizações, conforme Nelson Rodrigues costumava dizer, com toda razão. Não nego que possa haver algum poeta, ou alguns deles, que de fato se alienam. Essa é condição estritamente pessoal, individual, que nada tem a ver com a atividade que a pessoa exerce. A alienação, ditada pela falta de informações ou então pela distorção deliberada delas, que têm exatamente o objetivo de alienar os que são propensos a isso (por razões políticas, de “má política” frise-se, ou ideológicas) não se restringe a nenhuma categoria específica, conforme diz a mais comezinha lógica. E muito menos é restrita aos poetas, claro.


@@@@@@@@

Presente de Natal

Dê às pessoas que ama e admira o melhor dos presentes neste Natal: presenteie com livros. Dessa forma, você será lembrado não apenas o ano todo, mas por toda a vida.

Livros que recomendo:

“Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbert Oliveira” (Fortuna crítica)Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com  
“Balbúrdia Literária” José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Águas de presságio”Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
“Um dia como outro qualquer”Fernando Yanmar Narciso.
“A sétima caverna”Harry Wiese – Contato:  wiese@ibnet.com.br
“Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
“Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br    

Com o que presentear:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). – Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internet WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

No comments: