Friday, November 11, 2016

Trabalho precoce


Pedro J. Bondaczuk


As estatísticas, na frieza dos números que apresentam, nem sempre levam as pessoas a refletir em seu real significado. Por exemplo, um recente estudo divulgado pelo IBGE deu conta de que mais de 30% das crianças brasileiras, na faixa dos dez aos 17 anos, trabalham, enquanto deveriam estudar.

Há, certamente, os que dirão que isso se trata de algo positivo e até desejável, já que o trabalho enobrece e quanto mais cedo se começar, maiores chances se terá de fazer o que seja útil, construtivo e permanente. Mas a coisa não é bem assim.

Como já dizia Eclesiastes, "há tempo certo para tudo". É a miséria que está ditando o futuro desses menores, fadados a exercer tarefas secundárias, mal remuneradas e que num prazo não muito distante, serão substituídas, inclusive, por robôs, por serem insalubres e perigosas, dada a sua falta de preparo.

Tratam-se de 7,44 milhões de meninos e meninas que entram no jogo da vida com cartas marcadas. Que por absoluta carência de suas famílias, são forçados a batalhar por nada mais do que a simples sobrevivência física, sem qualquer chance de realização pessoal enquanto seres humanos, destinados a uma existência carregada de frustrações, rancores e mágoas.

O estudo do IBGE aponta claramente que os menores são obrigados a trabalhar porque vivem em famílias com renda mensal inferior a dois salários mínimos. Ou seja, são vítimas de planos mirabolantes de tecnocratas que ao longo de nossa história só conseguiram nos enredar em dívidas, num processo maquiavélico de concentração de renda e na antidemocracia.

É voz corrente por aí que a miséria é assunto predileto dos intelectuais, que nada sugerem para pôr fim a ela. Mas seria realmente assim? As soluções, se não são mencionadas, é porque são claras demais, óbvias demais, simples demais para serem postas em prática. Que se tenha uma visão profunda, um sentido aguçado de nacionalidade.

O presidente Fernando Collor, ao conceder, durante a semana, uma entrevista em Tóquio, colocou o dedo nessa ferida. Falou da necessidade daqueles que somente pensam em seus próprios bolsos, resgatarem o real sentido do patriotismo.

Parte da culpa desse quadro desolador, do fato de 14% das crianças em idade escolar, 3,6 milhões delas, estarem fora das escolas, cabe à sociedade, que aceitou e até incentivou ditaduras no País. Porque, como observou o pensador Reinhold Niebuhr, "a capacidade de justiça do homem torna a democracia possível, mas a inclinação do homem para a injustiça torna a democracia necessária". Depois ainda há quem pergunte por que os Estados Unidos são tão ricos e poderosos?!!


(Artigo publicado na página 2, Opinião, do Correio Popular, em 17 de novembro de 1990).

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