Saturday, April 25, 2015

Preciosidade literária

Pedro J. Bondaczuk

O livro de poesias “Permanência”, de Márcia Mendes, é uma preciosidade, qualquer que seja o aspecto que se o aborde. Sobretudo, o literário, mas não somente ele. A edição é primorosa. Além disso, conta com prefácio e textos de orelha e contracapa explicativos e pertinentes; E o conteúdo... é  desses de tirar o fôlego do leitor que, além de se emocionar com os poemas, é induzido a refletir sobre aspectos importantes e até transcendentais da vida. Apaixona-se, de imediato, pela autora. É inevitável. Nota dez, portanto, para a editora “Mar de Letras” por este feito editorial.

A organização do livro, ou seja, a distribuição ordenada e coerente dos poemas, coube (conforme a própria Márcia informa) ao ilustre poeta Pedro Lyra, tido e havido, com justiça, como “referência de grande valor na literatura brasileira pós-modernista”, como o professor Antonio Miranda o caracteriza. Ele explica, no texto de contracapa, qual o critério adotado na distribuição das composições, de acordo com suas vertentes temáticas: “Nas cinco partes do livro, subintituladas com expressivos sintagmas extraídos dos versos das peças de abertura, ela (Márcia Mendes) reúne poemas que, numa incisiva linguagem, abordam temas fundamentais não apenas do nosso tempo: o amor, em I) No Caminho; o universo pessoal feminino, em II) Meu Risco; o dia a dia, em III) Vácuo da Vida; dramas sociais e existenciais, em IV) Na Curva do Tempo; e, como em todo poeta consciente do seu ofício, alguns aspectos do fazer poético, em V) Urgência”.

Em textos anteriores comentei a pertinência do título do livro e apresentei um pouco do que a autora é, fez e pensa do mundo e da vida. Para tratar do conteúdo (que só será devidamente valorizado pelo leitor, óbvio, pela leitura da obra), recorro a nomes ilustres que, de alguma forma, participaram da sua edição. Como o escritor e professor Godofredo de Oliveira Neto, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que escreveu, na orelha de “Permanência”: “Ao consorciar a beleza da arte poética a elevada mensagem de paz, como no poema ‘Perdidos’, que abre esta coletânea, Márcia Mendes envolve o leitor nos mistérios cavernosos do universo e seu eu-lírico, ao ‘se deixar beijar pelas palavras’, desbasta veredas por onde se embrenham os mais finos versos. Entre o inconsciente e as sugestões do pensamento, a autora busca a síntese através da linguagem”.

Já a poetisa, editora e tradutora Thereza Christina Roque da Motta – membro da Academia Brasileira de Poesia e do Penn Clube do Brasil – fez a seguinte observação, em determinado trecho do prefácio                       (intitulado “O dom da permanência”): “(...) O que Márcia procura ela encontra. O que ela sente, ela diz. O que ela pensa, sente, chora, espera, ama, ela escreve. E através dessa escrita, ela descreve o universo ao qual pertence de modo inalienável. Sua extrema consciência de si e do outro, sua candura, sua visão humaníssima estão presentes nos poemas desse Permanência, pois é a permanências que os poemas buscam. Ela não sabe o que está fazendo o tempo todo, ninguém sabe, mas ela busca, como todos buscam entender, descobrir, desvendar e revelar naquilo que escrevem. O poeta nunca sabe quando escreverá seu próximo poema, mas ele sempre tem de ser definitivo, como se fosse o último, como se dividisse o tempo em antes e depois dele, por ser inesquecível. Ninguém é o mesmo depois de ler um poema como esse. Nele está a fórmula da eternidade e da permanência”.

Ao cabo da leitura do livro, corroboro estas opiniões. Foram exatamente estas as impressões que “Permanência” deixou em meu espírito. Refleti, me emocionei e, sobretudo, me apaixonei por todos os poemas, como este, que selecionei a esmo, na impossibilidade de reproduzir todos eles:

Farta

“Estou farta!
Da fome no mundo,
Da decadência elegante,
Da deseducação dos ricos,
Do descaso ao semelhante,
Do roubo, da violência, da corrupção,
Dos falsos profetas,
Dos falsos amores,
Das dores, terrores e dissabores!

Morrer é pouco.
Quero desencobrir desejos,
Despir-me da couraça do passado
Insosso.
Quero o encontro da areia,
No litoral.
Quero suspender saberes,
Literais,
E quem sabe
Se no rastro do horizonte
Adentro o sonho
De um mundo melhor?!”

“Permanência” é, creiam-me, uma preciosidade: literária, poética, editorial. O poeta Pedro Lyra acentua, a propósito: “O leitor consciente se encontrará em muitas passagens desse livro, para se ler com olhar crítico. E permanecer”. Viva você também essa experiência estética. Confira e se embeveça, como eu fiquei embevecido.


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: