Tuesday, April 07, 2015

Incentivo ao esporte


Pedro J. Bondaczuk


O esporte brasileiro, na recém-finda Olimpíada de Atlanta, teve a melhor performance da sua história, com exceção do futebol. É verdade que o vôlei também não confirmou sua hegemonia, obtida em Barcelona em 1992, quando conquistou a medalha de ouro, mas o motivo foi diferente. Não faltou empenho e preparo à equipe. A derrota, no caso, deveu-se, basicamente, à desatualização técnica.

O sexteto brasileiro jogou da mesma forma que há quatro anos, não acompanhando a evolução tática que se verificou no mundo de lá para cá. Mas teve empenho, coração, raça, brio e saiu de Atlanta de cabeça erguida. O mesmo não se pode falar do futebol.

Este, pelo contrário, está atualizadíssimo em termos táticos e técnicos. Mas não demonstrou aquilo que todo torcedor exige de seu time e muito mais de uma seleção nacional: empenho, seriedade, concentração e responsabilidade. A equipe mostrou-se despreparada fisicamente, apática, sem vibração, entendendo que a simples tradição do futebol brasileiro seria o bastante para a conquista da medalha de ouro. E não foi.

Mas nos outros esportes, o Brasil mostrou uma eficiência nunca antes vista em Olimpíadas. Modalidades como natação, judô, iatismo e vôlei de praia confirmaram, na hora da verdade, o excelente retrospecto pré-olímpico e até o excederam, transformando talento em medalhas. As mulheres, com o vôlei de quadra, basquete e até futebol, comprovaram a espetacular evolução que tiveram. Foram, sobretudo, responsáveis e se deram bem. E todo esse desempenho brilhante ocorreu com escasso apoio, na base do sacrifício pessoal da maioria dos atletas.

O que se cobra agora das autoridades --- e a Rede Bandeirantes lançou campanha nesse sentido --- é incentivos para que a nossa juventude mostre, em Sydney, na Austrália, na Olimpíada do ano 2000, todo o seu valor. Que adolescentes de qualquer condição social possam ter oportunidades de praticar esportes, para desenvolver o físico, a mente e o sentido de autodisciplina, lealdade, determinação e responsabilidade, fatores essenciais para forjar um povo vencedor.

Freqüentando quadras, pistas, ringues, piscinas, tatames e campos de futebol, nossos jovens estarão afastados da criminalidade, das drogas e de tudo o que há de ruim propiciado pela ociosidade. Mas para isso precisam de apoio, físico, psicológico, técnico e financeiro. Que os políticos atentem para isso e façam a sua parte. Nossos esportistas farão, com certeza, a sua na Olimpíada do ano 2000.

(Artigo publicado no caderno de Esportes em 1 de agosto de 1996)


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: