Friday, April 10, 2015

Nossa esperança de imortalidade, de que muitos anos depois de mortos seremos, se não reverenciados, pelo menos lembrados, está nas obras que erigirmos. Estas, porém, talvez tenham utilidade apenas poucos anos, quando não meses após serem elaboradas e por isso sejam escassamente duráveis. Poucas são tão importantes a ponto de sobreviverem a uma única geração. O escritor australiano, Morris West, no romance “O Advogado do Diabo”, tratou desse aspecto, dessa efemeridade do que legamos ao mundo (isso, quando legamos).. É uma reflexão amarga, que não gostaria de fazer, mas que é a pura expressão da realidade. O romancista escreveu a propósito: “A obra morre. Quantos homens Cristo curou? E quantos deles estão vivos hoje? A obra é uma expressão daquilo que um  homem é, do que sente, daquilo em que acredita. Se dura, se se desenvolve, não é devido ao homem que a começou, mas porque outros homens pensam, sentem e crêem da mesma maneira”. Há casos, raros, em que a obra sobrevive e quem a elaborou é lembrado e, muito raramente, exaltado. Esta, todavia, não é a regra, é mera exceção.


@@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk         

No comments: