Friday, November 07, 2014

Reflexões sobre o infinito

Pedro J. Bondaczuk

A noção de infinito é complexa demais para nossa mente finita. Não conseguimos conceber nada que não tenha princípio e nem fim ou qualquer dimensão (em cima, embaixo, dos lados etc.etc.etc.). Muitos negam sua existência, por ela não se enquadrar na lógica com que raciocinam. Outros tantos admitem que exista, embora sem pensar muito a propósito. Sequer tentam, portanto, entender a noção. A imensa maioria nem se dá o trabalho de pensar a propósito (ou em qualquer outra coisa que não seja a maneira de garantir o pão nosso de cada dia), até por entender que essa ideia, haja ou não infinito, não fará a menor diferença em suas vidas. Não faz de fato. Ou será que faz? Há, porém, determinada minoria, minoria mesmo, reduzidíssima, ínfima, que não se contenta com o trivial. Esta busca entender os “como” e os “porquês” do universo e da vida. Por conseqüência, se debruça sobre a noção de infinito no afã de compreendê-la.

Li textos de inúmeros escritores abordando o assunto, em variados gêneros literários (poesias, ensaios, contos e até romances, colocando as reflexões na boca de personagens), todos em tom especulativo. Nenhum se arrisca em ser conclusivo. Pudera! Não creio que alguém entenda, mas entenda mesmo, a idéia de algo que não tenha início e nem fim. E que, sobretudo, consiga verbalizar esse entendimento de forma coerente e inteligível, o que é muito mais complicado ainda. De todas as especulações que li a propósito, a que achei a mais genial foi, e nem poderia deixar de ser, a de um gênio. Não me refiro a algum cientista (físico, astrônomo ou matemático), mas a um escritor consagrado, clássico da Literatura mundial. E esse homem de letras é Victor Hugo.      

O texto em que trata do assunto é um trecho do seu memorável romance “Os miseráveis” (que já tive a feliz oportunidade de comentar, neste espaço), que muito leitor não se dá conta em se deter para refletir a respeito. Passa batido, entretido, apenas, pelo enredo. Não sei se Hugo tratou do assunto em outros trabalhos literários. Mas grifei esse trecho do seu romance, sobre o qual debruço-me amiúde. E quanto mais o leio, mais me intrigo e, simultaneamente, mais me embeveço. 

Hugo inicia as citadas reflexões com uma série de indagações, bem ao estilo socrático da busca da verdade. Escreve: “Há ou não um infinito fora de nós? É ou não único, imanente, permanente, esse infinito; necessariamente substancial, pois que é infinito, e que, se lhe faltasse a matéria, limitar-se-ia àquilo; necessariamente inteligente, pois que é infinito, e que, se lhe faltasse a inteligência, acabaria ali? Desperta ou não em nós esse infinito a ideia de essência, ao passo que nós não podemos atribuir a nós mesmos senão a ideia de existência? Por outras palavras, não é ele o Absoluto, cujo relativo somos nós?”. Não são as mesmas indagações que fazemos quando (ou se) pensamos a respeito? Pelo menos no meu caso, são.

E Hugo prossegue: “Ao mesmo tempo que fora de nós há um infinito não há outro dentro de nós? Esses dois infinitos (que horroroso plural!) não se sobrepõem um ao outro? Não é o segundo, por assim dizer, subjacente ao primeiro? Não é o seu espelho, o seu reflexo, o seu eco, um abismo concêntrico a outro abismo? Este segundo infinito não é também inteligente? Não pensa? Não ama? Não tem vontade? Se os dois infinitos são inteligentes, cada um deles tem um princípio volante, há um eu no infinito de cima, do mesmo modo que o há no infinito de baixo. O eu de baixo é a alma; o eu de cima é Deus”. Muitos, sobretudo ateus renitentes. discordam Essa, porém, é minha visão da parte imaterial de que somos dotados e do conceito, mais incompreensível ainda pelo prisma da pura lógica humana,  da divindade.

Mais instigantes ainda são estas conclusões do escritor: “Pôr o infinito de baixo em contacto com o infinito de cima, por meio do pensamento, é o que se chama orar. Não tiremos nada ao espírito humano; é mau suprimir. O que devemos é reformar e transformar. Certas faculdades do homem dirigem-se para o Incógnito, o pensamento, a meditação, a oração. O Incógnito é um oceano. Que é a consciência? É a bússola do Incógnito. O pensamento, a meditação, a oração são tudo grandes irradiações misteriosas. Respeitemo-las. Para onde vão essas majestosas irradiações da alma? Para a sombra, quer dizer, para a luz. A grandeza da democracia consiste em não negar, nem renegar nada da humanidade. Ao pé do direito do homem, pelo menos ao lado, há o direito da alma”.

Mas Hugo faz uma pertinente e essencial observação a respeito. Exorta-nos: “A lei é esmagar os fanatismos e venerar o infinito. Não nos limitemos a prostrar-nos debaixo da árvore da Criação e a contemplar os seus imensos ramos cheios de astros. Temos um dever: trabalhar para a alma humana, defender o mistério contra o milagre, adorar o incompreensível e rejeitar o absurdo, não admitindo em coisas inexplicáveis senão o necessário, tornando sã a crença, tirando as superstições de cima da religião, catando as lagartas de Deus”. O que mais acrescentar a esse brilhante raciocínio? Nada, absolutamente nada.


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: