Sunday, November 16, 2014

O problema insolúvel

Pedro J. Bondaczuk

A maneira como encaramos os problemas, não importa de que natureza ou complexidade, revela muito do que somos. Uns fogem desesperados deles, como se isso fosse possível ou “empurram-nos com a barriga”, esperando que se solucionem por si sós, ou que se diluam e desapareçam sem deixarem vestígios. Outros, por seu turno, arregaçam as mangas e partem para a tentativa de solução. E solucionam-nos, sempre, mesmo que as soluções que encontrem não sejam sempre as corretas ou adequadas. E há, até, quem “trabalhe” com eles. Há aqueles que fazem do ato de sua resolução uma atividade profissional. Nem sempre se dão bem, mas não raro fazem fortuna com isso e granjeiam respeito e prestígio. Problemas, convenhamos, não nos faltam. Ademais, não avisam quando irão surgir. Simplesmente, surgem.

É certo que quase todos (pelo menos a maioria) são gerados por nós mesmos, por nossa ignorância, por nosso descuido, por nossa falta de controle no que dizer e principalmente fazer e vai por aí afora. Além do que, são de variadas naturezas. Ou seja, são individuais ou coletivos, remotos ou próximos, permanentes ou passageiros. São ou financeiros, ou afetivos, ou comportamentais etc.etc.etc. Ninguém, todavia, escapa deles. Eles surgem sem aviso e nem previsibilidade, assim, de repente, num estalar de dedos, para nos desafiar, preocupar, ameaçar ou desesperar, sem que possamos nos prevenir contra.

Vivemos, por exemplo, num planeta superpovoado, com mais de sete bilhões de habitantes e recebendo novos tripulantes – à razão de três novos bebês nascidos por segundo, em média – nessa relativamente acanhada espaçonave cósmica que singra o vazio infinito, que é a Terra. Os espaços tornam-se cada vez menores, o ambiente crescentemente poluído, o clima perigosamente instável dado o já não mais tão polêmico (como muitos insensatos ainda querem dar a entender) aquecimento global. Como se vê, é um problemão. E, pior, do tipo que pouco (ou virtualmente nada) podemos fazer, individualmente, para solucionar, pois requer conscientização coletiva, que não me parece (e creio que não seja) viável, para ser resolvido.

Embora este seja o problema mais grave, dos que envolvem toda a humanidade, está longe de ser o único. Aparentemente, não é nem o mais urgente, ou seja, imediato. Mas é dos tais que talvez não tenham solução. E que, pela ausência dela, talvez resulte em catástrofe, na própria extinção de nossa espécie, posto que no longo prazo (temo, porém, que no médio, sabe-se lá). São tantos os problemas (e não importa a dimensão ou natureza ou se individuais ou coletivos) que é rigorosamente impossível quantificá-los. Seriam milhões? Bilhões, trilhões, quatrilhões ou sabe-se lá quantos? Não dá para saber. Até porque, a cada instante aparecem novos e novos e novos, sem nenhum aviso prévio e nem tempo para se prevenir.

A maneira de encarar os problemas revela muito da nossa personalidade. O otimista, por exemplo, não os teme e nem tenta (em vão) fugir deles. Busca sempre solucioná-los. E quanto mais e maiores eles forem, mais privilegiado se sente. Raciocina que grandes desafios são para pessoas aptas a enfrentá-los. Considera-se capaz de superar obstáculos, não importa quão grandes sejam, e não abre mão de tentar, mesmo que os problemas à sua frente pareçam (ou de fato sejam) insolúveis. Conheço muitas pessoas que são (ou que foram por já terem morrido) assim. São as que servem de exemplos, de paradigmas, de referenciais. São as que considero “gigantes da espécie”.

Já o pessimista age exatamente de forma contrária a esta descrita. Tenta fugir invariavelmente dos problemas, mesmo dos “probleminhas” que com um pouco de paciência, bom-senso e atenção, são facilmente solucionáveis. Vive reclamando de tudo e de todos, atribuindo seus infortúnios a terceiros, nunca às próprias deficiências e omissões. Passa pela vida, mas não vive. Limita-se a sobreviver. Encara cada dia como um peso, um tormento, um castigo e não como privilégio ou mesmo como desafio digno de ser encarado e vencido. Talvez fosse pensando nesse tipo de pessoa que o escritor André Malraux tenha feito esta indagação: “Que noção do homem a civilização da solidão, aquela que separa de todas as outras a posse dos gestos humanos, saberá tirar da sua angústia?”. Sim, qual?

Só há um jeito de conquistar a grandeza (do espírito e do intelecto): sendo grande!. É empenhando toda nossa inteligência e talento na solução de problemas, quer individuais, quer coletivos, não importa quais e quantos sejam. É apostando todas nossas fichas no permanente, no durável, no infinito e no transcendente. A escritora francesa Freya Madeleine Stark assinalou que “o amor do estudo é um elo agradável e universal, pois trata do que a gente é e não do que a gente tem”. Afinal, nossa efemeridade impede que, de fato, “tenhamos” o que quer que seja. Temos, quando muito, posse transitória sobre objetos que nomeamos, arrogantemente, como “nossos”, até que a morte nos colha, sorrateiramente e sem aviso, em qualquer instante e lugar. E este é um problema que ninguém nunca conseguiu e jamais conseguirá resolver: o da efemeridade.


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: