Saturday, November 01, 2014

Inimigos da espécie humana


Pedro J. Bondaczuk


As ameaças que as várias sociedades nacionais sofrem, nos dias que correm, seriam inconcebíveis há somente alguns anos. Há países onde grupos terroristas agem desembaraçadamente, sem que se possa punir os seus descalabros e desmandos, subvertendo a ordem e, em alguns casos, como no do Líbano, criando um estado caótico, em que a autoridade passa a ser mera figura de retórica.

É impossível, por exemplo, que alguém responda com segurança quem governa esse país do Oriente Médio na atualidade. Os muçulmanos dizem que é o primeiro-ministro interino Selim Hoss. Os cristãos juram que é o gabinete militar provisório, liderado pelo general Michel Aoun. De fato, no entanto, não é nenhum deles.

Ontem, as agências noticiosas informaram de um outro fato insólito, em plena América do Sul, na vizinha Colômbia. Ali, o braço armado do narcotráfico, uma organização que se autodenomina "Os Extraditáveis", declarou "guerra" ao governo desse país. E para mostrar que não estava brincando, cometeu quatro atentados, prometendo atentar ainda contra a vida de políticos, jornalistas e magistrados. Como se já não fosse suficiente a violência que o crime organizado vem semeando nos últimos tempos...

Aliás, a agressão maior que esses grupos de criminosos poderiam fazer à sociedade colombiana é o simples fato de existirem. Afinal, seu negócio é dos mais sujos que se possa conceber. Eles "vendem a morte" a milhares e milhares de jovens. Desgraçam famílias e mais famílias com o vício que semeiam. Levam somente sofrimento e dor a milhares de lares, pois não se contentam em satisfazer esses infelizes rebotalhos humanos que consomem o produto que comercializam. Têm todo um esquema de aliciamento para conduzir mais e mais gente para esse caminho sem volta.

E para eles não importa a idade ou o sexo dos consumidores. Nem a condição social ou a fortuna. Não importa nada. O que eles querem é amealhar cada vez mais dólares, para viverem uma vida de nababos, numa nação que é pobre.

Não é sem razão que os narcotraficantes foram declarados, tanto pelas Nações Unidas, quanto pela Organização dos Estados Americanos, como "inimigos da espécie humana". A declaração de guerra ao governo e ao povo da Colômbia, feita por estes celerados, mostra como é justa essa classificação.

Por isso, todo o empenho que se fizer para banir esses facínoras da face da Terra será válido. Eles não têm filosofia, religião, senso social ou piedade por quem quer que seja. Só enxergam cifrões à sua frente e são capazes de todas as mentiras, todas as tramóias e todas as vilezas para conquistá-los.

(Artigo publicado na página 13, Internacional, do Correio Popular, em 25 de agosto de 1989).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk     

No comments: