Saturday, September 21, 2013

Terceiro choque econômico


Pedro J. Bondaczuk

A Argentina está partindo, nesta semana, para um novo choque econômico, com o objetivo de conter a escalada inflacionária, depois que as autoridades estimaram que a taxa de julho passado deve ter ficado em torno de 25%, batendo os 24,04% do Brasil, embora superada pelos 30,9% do Peru.

Aliás, os três países buscaram, em ocasiões bem próximas, remédios semelhantes para o mesmo mal. Ou seja, para a inflação. Suas estratégias tiveram, é fato, algumas variações, de acordo com as características peculiares de cada economia. Mas apresentaram mais similitudes do que discrepâncias. Por exemplo, os três novos signos monetários, criados com a intenção de permanecerem fortes. Não permaneceram.

Os argentinos substituíram o peso pelo austral. Os brasileiros viveram a euforia dos “fiscais do Sarney” e as promessas de um desenvolvimento como o do Japão, com uma inflação como a da Suíça, trocando o velho e desgastado cruzeiro pelo cruzado, moeda cuja origem remonta à época do descobrimento.

No peru, por sua vez, o solis cedeu lugar ao inti. Embora os períodos de erosão do valor de face e as cifras tenham variado, os resultados das três experiências, no frigir dos ovos, foram absolutamente iguais. Nenhuma das três moedas sustentou a valorização em relação ao dólar. Em economia, não existem mágicas.

Nenhum dos choques, na verdade, fez mais do que tontear o dragão da inflação. Agora, os três vizinhos encontram-se, mais uma vez, em idêntica encruzilhada, todos assustados com o espectro de uma temida hiperinflação, que fatalmente comprometeria suas incipientes e ainda frágeis democracias.

Mais uma vez, os números variam, mas as previsões são assustadoras. Argentinos e peruanos, por exemplo, tenderiam a emplacar uma inflação acumulada em torno de 500%, caso alguma medida eficaz não viesse a ser adotada. O Brasil, por seu turno, corre o risco de fechar 1988 em 1.000%.

O governo do presidente Raul Alfonsin optou por emitir um novo pacote de medidas, cujo conteúdo a população do seu país vai conhecer hoje. No Peru, Alan Garcia preferiu usar a réplica local do feijão com arroz do ministro Maílson da Nóbrega. Ou seja, o corte de subsídios e de despesas do governo, mas sem choque econômico.

Os três países, destaque-se, possuem o mesmo realimentador da inflação: déficits públicos muito altos. No Peru, ele alcança a 9% do Produto Interno Bruto. O da Argentina é, percentualmente, pouca coisa menor, de 8,3%. O do Brasil, que deve andar por volta de 5%, no entanto, em termos de volume de dinheiro representa o dobro do déficit público argentino e quase o triplo do peruano.

Quem conseguirá, de fato, controlar a sua inflação (se é que algum dos três vai conseguir)? É coisa para se conferir, digamos, em dezembro. Até lá, qualquer recurso extremo, adotado em Buenos Aires, Lima e Brasília, não será novidade para ninguém.


(Artigo publicado na página 11, Internacional, do Correio Popular, em 3 de agosto de 1988).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: