Thursday, September 05, 2013

Data não pode ser esquecida

Pedro J. Bondaczuk

A data de hoje marca um aniversário incômodo de se recordar, mas que jamais deveria ser esquecido, por inúmeras razões. Trata-se do cinqüentenário do início da Segunda Guerra Mundial, responsável pela morte de mais de 50 milhões de pessoas em várias partes do mundo, além de uma destruição poucas vezes vista na história da humanidade, tão cheia de eventos sangrentos, de selvageria e de horror.

Os acontecimentos desse período precisam ser recordados por vários motivos. Em primeiro lugar, por uma questão de justiça para com os que sacrificaram suas vidas na tentativa de impedir que um sistema sumamente perverso, baseado na discriminação racial e no preconceito e, principalmente, no estúpido mito de uma pretensa "superioridade" de um povo sobre outro, tomasse conta de todo o Planeta. E quase chegou a tomar.

Em 1940, por exemplo, pouca gente acreditava que seria possível evitar que o ditador nazista, Adolf Hitler, impusesse os seus conceitos bárbaros e desumanos a ferro e fogo, implantando o seu "Reich de Mil Anos", que teria o restante da humanidade por escrava.

Outra razão para não se esquecer da data é para que se preste o devido tributo a pelo menos seis milhões de judeus (e pessoas de algumas outras etnias), exterminados covardemente, sem possibilidade alguma de reação e sem que ninguém saísse em seu socorro, nos terríveis campos de extermínio espalhados pela Europa.

Este tipo de coisas, feito com tamanho requinte de crueldade e tão metodicamente, nunca antes tinha sido visto na Terra. Nem Átila, nem Alarico, nem Genserico, nem Gengis Khan ou qualquer outro flagelo, de "deuses" ou de povos, haviam praticado antes tamanha barbaridade. E os guerreiros citados entraram para a História exatamente por sua crueldade.

O terceiro motivo para que não se relegue esta guerra ao esquecimento é o fato de que ela deve servir sempre como um alerta, para prevenir sua repetição. Há quem diga que as barbaridades cometidas pelos nazistas não teriam condições de se repetir em nossos dias, por causa dos modernos meios de comunicação de massas, que trazem, instantaneamente, os fatos mais importantes do mundo à nossa casa, praticamente no momento em que eles estão acontecendo.

No entanto, ao invés de salvaguarda, isto na verdade se constitui num perigo ainda maior. O leitor já imaginou se Hitler, com o seu poder de convencimento, pudesse ter ao seu dispor uma rede mundial de televisão? Nem é bom pensar! E se aparecer outro líder carismático do mesmo porte? Como se livrar dele, antes que arraste multidões à loucura coletiva, como os nazistas fizeram, e ao suicídio global? Afinal, hoje existem ogivas nucleares capazes de destruir cem planetas do porte do nosso! Por isso, nada melhor do que prevenir o pior.

(Artigo publicado na página 12, Internacional, do Correio Popular, em 1 de setembro de 1989).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: