Tuesday, May 16, 2017

IMPRENSA AINDA NÃO ENTENDEU A IMPORTÂNCIA DO LIVRO NA VIDA CULTURAL DO PAÍS
A dificuldade de divulgação que os escritores enfrentam, não tem nada a ver com a qualidade do seu livro. Se tivesse, o escritor sequer encontraria quem se dispusesse a publicá-lo. Por que – salvo em blogs pessoais, ou seja, próprios ou de amigos, ou em um ou outro eventual e raro site – nossos bons escritores têm tão pouca divulgação nos meios de comunicação? Eu, embora jornalista e editor de jornal, não sei! Você sabe? Onde estaria a falha? Nos próprios escritores? Não, não e não! Nas editoras, que não divulgam adequadamente seus produtos? Com todo respeito, creio que nesse assunto elas deixam a desejar. Afinal, se os livros “encalharem”, terão que arcar com prejuízos financeiros, o que é desastroso. Mas vejo a falha maior na imprensa, que ainda não entendeu a relevância da literatura na vida cultural de um país. Não compreendeu que o livro é um produto nobre, de primeira necessidade para a mente e para o espírito, como o alimento é para o corpo. E que, portanto, é “notícia”, objeto de sua atividade. Se não se desperta no público interesse sequer remotamente parecido com a importância que se dá a temas como esportes (notadamente futebol), política e economia, entre outras áreas, é porque esse assunto não é tratado com a freqüência e a competência que merece. O noticiário referente a livros existe, aqui e ali, mas é escasso, esporádico, cada vez mais raro e, sobretudo, mal-apresentado. O público não está, pois, condicionado a consumi-lo.

@@@@@@@

Livros que recomendo:
Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbett Oliveira” (Fortuna crítica) – Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com
Balbúrdia Literária” – José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
Águas de presságio” – Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.
A sétima caverna” – Harry Wiese – Contato: wiese@ibnet.com.br
Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
O que comprar:
Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). – Preço: R$ 23,90.
Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro. – Preço: R$ 20,90.
Como comprar:
Pela internet – WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria:
Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon
Edição em e-book:
  1. Editora Barauna
  2. Buscapé
  3. Extra
  4. Travessa
  5. Folhashop
  6. Shopping uol

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: