Thursday, May 11, 2017

A LITERATURA, SALVO EXCEÇÕES, EXALTA A TRISTEZA

A Literatura – salvo raríssimas exceções – como que exalta a tristeza. Enfoca, quase que exclusivamente, o negativo: a violência, as injustiças, a traição, a vingança etc.etc.etc. e tudo o que há de pior e de mais perverso no comportamento e na alma humana. Precisava ser assim? Entendo que não! “Ah, mas se você escrever coisas positivas e alegres não conquistará leitores”, dirão alguns (temo que a maioria). Será que não mesmo? Você já tentou, mas sem descambar para o meloso e para a pieguice? Porquanto, é preciso ter talento (e muito) para fazer uma literatura alegre e ainda assim de boa qualidade, o que amplia suas chances de ser bem sucedido. A tristeza é a marca registrada desse nosso confuso e tenso período da história. Não nego que haja motivos, e de sobejo, para isso. Não defendo a alienação de ninguém. O mundo tem injustiças? Há sofrimentos de toda a sorte? A violência é uma das características do ser humano? A resposta é sim para todas as questões. Pergunto: e daí? Há alguma novidade nisso? Houve períodos na História em que as coisas foram melhores? Quais? Onde? Claro que não houve nenhum!!! A lógica indica que, praticamente em todos os aspectos que se possa imaginar, houve, isto sim, sensível melhoria (posto que, claro, insuficiente) nessa realidade que vivemos.


@@@@@@@@


Livros que recomendo:
Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbett Oliveira” (Fortuna crítica) – Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com
Balbúrdia Literária” – José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
Águas de presságio” – Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.
A sétima caverna” – Harry Wiese – Contato: wiese@ibnet.com.br
Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
O que comprar:
Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). – Preço: R$ 23,90.
Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro. – Preço: R$ 20,90.
Como comprar:
Pela internet – WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria:
Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon
Edição em e-book:
  1. Editora Barauna
  2. Buscapé
  3. Extra
  4. Travessa
  5. Folhashop
  6. Shopping uol

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: