Tuesday, May 09, 2017

Humildade lúcida



Pedro J. Bondaczuk



Confundimos, via de regra, conceitos simples e tornamos complexo aquilo que de fato não é. Duas virtudes indispensáveis na vida, geralmente mal-entendidas, são, vira e mexe, desvirtuadas e ganham conotação de defeitos: humildade e coragem.

Há quem entenda (erroneamente, claro) que ser humilde é se apequenar diante do próximo, o considerando superior em todos os aspectos. Engano. É, isto sim, ter consciência da própria força e das potencialidades, mas também das limitações. É saber que, por maiores que sejam os nossos recursos, talentos e habilidades, são insuficientes para as necessidades da vida. É, antes de tudo, contar com o indispensável senso de proporção e com a benfazeja autocrítica..

Já a coragem não é, como alguns pensam, se atirar de cabeça contra quaisquer perigos, sem sequer atentar para as conseqüências. Isso é temeridade, senão irresponsabilidade e tendência suicida. Ser corajoso não é isso. É, isso sim, fazer, com determinação, cautela e método, o que tem que ser feito, sem bravatas ou ostentações.

O saudoso escritor e psicanalista Roberto Freire (não confundir com seu homônimo político) escreveu o seguinte, a propósito, em sua coluna “Cidade Aflita”, publicada no jornal Última Hora em 17 de dezembro de 1964, sob o título “Mano aí, sim”: “Viver integralmente o nosso mundo, sem preconceito algum, aceitando suas contradições como forças naturais e sociais em choque, à procura de uma síntese evolutiva, eis a posição do homem de humildade lúcida e de coragem despretensiosa. Não se trata de uma posição passiva, absolutamente. Condenar apenas esta ou aquela atitude, aplaudir outras, vivendo cômoda e covardemente à margem da realidade atual, boa ou má, esta sim, seria a passividade condenável”.

O perdão, por sua vez, é uma das atitudes mais nobres e superiores que podemos ter face aos semelhantes. É, simultaneamente, humildade e coragem e, sobretudo, ato de sabedoria, posto que, como seres imperfeitos e falíveis que somos, freqüentemente, precisamos ser perdoados pelos agravos (reais e/ou imaginários) que causamos ao próximo. E se não soubermos perdoar quem nos ofenda, não há como pretender que sejamos perdoados quando ofendermos alguém.

Não por acaso, o Mestre dos Mestres, Jesus Cristo, fez desse ato sublime e nobre um dos pontos centrais dos Seus ensinamentos. Parece que não aprendemos nada a respeito. Não raro, nos recusamos a perdoar, até (ou principalmente) as pessoas que dizemos amar, mostrando, na prática, que nosso tão apregoado amor não passa de falsidade.
s pessoas que dizemos amar, mostrando, na prte s see causamos ao pr e fale si pr00000000000000000000000000000000000000000000000

Existe alguma regra infalível, alguma norma de conduta eficaz para orientar uma conversação útil e proveitosa? Há algum dicionário específico que contenha as palavras adequadas a serem usadas nessas ocasiões? Não, não existe. Mas há uma atitude que podemos e devemos adotar como regra: sensatez.

A pessoa sensata não sai por aí falando, a torto e a direito, mal da vida alheia. Não inventa rótulos para aplicar aos desafetos e nem perde tempo com conversas vãs, que somente quebram o silêncio (que é tão precioso nesta época de tanto barulho) por absolutamente nada.

A conversação sadia versa sobre idéias, opiniões e conceitos a respeito de valores, de forma equilibrada e respeitosa, sem que ninguém tente impor, a ferro e fogo, seus próprios conceitos aos interlocutores. Consiste em diálogo, nunca em maçantes monólogos.

Entre as muitas palavras ambiguas, geralmente consideradas sinônimas sem que o sejam, duas se destacam: orgulho e vaidade, ambas antônimas (cada qual à sua maneira) da humildade. A primeira, traz em si, embutida, uma opinião. Já a segunda, reflete, antes de tudo, um desejo secreto (raramente admitido pelo vaidoso).

Conheço pessoas orgulhosas, de nariz empinado, que se acham o supra-sumo da perfeição, mas que não têm um pingo de vaidade. Não se importam nem um pouco com a aparência, com a ostentação e nem com o que os outros pensam delas. Suas opiniões sobre elas mesmas lhes bastam.

Também são muitos os vaidosos que não nutrem qualquer orgulho. Querem ser admirados, mas no fundo da alma acham que não são tão bons como gostariam de ser. A escritora inglesa, Jane Austen, esclarece, a respeito: “O orgulho relaciona-se mais com a opinião que temos de nós mesmos, e a vaidade, com o que desejaríamos que os outros pensassem de nós”.

Melhor, claro, é deixarmos de lado qualquer laivo de pretensão e nos revestirmos da humildade lúcida e da coragem despretensiosa. Agindo dessa maneira, certamente jamais precisaremos pedir perdão a quem quer que seja por eventuais agravos. Mas, se ainda assim alguém se julgar ofendido por nossas palavras ou pela nossa postura, não devemos hesitar um só momento. Pertinente ou não a queixa alheia, jamais tenhamos a vergonha, ou a vaidade, ou o orgulho de pedir perdão. Isso sim é viver com coragem. É ter essa humildade lúcida de que tanto falei.


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: