Thursday, September 22, 2016

O HOMEM POUCO EVOLUIU EM TERMOS DE CONSCIÊNCIA

O homem, no atual estágio de desenvolvimento, a despeito dos avanços científicos e tecnológicos que obteve, em termos de consciência, ainda é aquele mesmo ser selvagem e rude que habitava as cavernas primitivas, com a mente cheia de fantasias, terrores e mitos e, notadamente, de superstições. O processo de evolução está, ainda, em pleno andamento e em seu estágio inicial. Leva milhares, senão milhões de anos, para que mudanças físicas, psicológicas ou comportamentais sejam perceptíveis. E a espécie, em termos de comparação com o universo e com este planetazinho do Sistema Solar, é recém-nascida, com alguns parcos milênios de existência. Para que desenvolva o “eu”, o homem precisa ser educado a reconhecer que sequer sobreviverá se não compreender e não aceitar o “tu”. Trata-se de longo e penoso processo de educação, que ainda sequer começou e que, ademais, não oferece nenhuma garantia de sucesso.

***

SEQUER APRENDEMOS A DOMINAR NOSSOS INSTINTOS DE FERA

O homem, por enquanto, nem mesmo aprendeu, ainda, a dominar seus instintos de fera (como o impulso sexual, por exemplo, do qual se utiliza de forma irresponsável e cuja conseqüência imediata é a indesejável superpopulação) colocando-os sob a rígida administração da razão. Não se conscientizou, sequer, do que os animais irracionais já praticam, instintivamente, desde o surgimento da vida na Terra. Ou seja, a preservação do seu espaço vital, se multiplicando de forma muito mais racional do que o suposto Homo Sapiens. O homem não se deu conta que é impossível transgredir quaisquer leis da natureza sem que haja futura consequência, inexorável e inevitável, por essa transgressão.


@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria:

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

No comments: