Monday, September 19, 2016

Novos tempos


Pedro J. Bondaczuk


Os principais líderes mundiais ainda não se deram conta do novo cenário que emergiu com o fim da Guerra Fria, inclusive aqueles que contribuíram decisivamente para que ela acabasse. Em mais de 45 anos deste século, tudo girou em torno do confronto dos dois blocos ideológicos antagônicos: capitalismo e comunismo.

Fortunas imensas, irrecuperáveis, foram jogadas fora numa corrida armamentista insensata e perversa, que condenou milhões de pessoas à miséria, especialmente na antiga União Soviética. Hoje vem ocorrendo um realinhamento de forças espontâneo e por critérios econômicos aos invés de militares.

Emergem duas superpotências, sutilmente, que vêm se juntar a uma terceira, os Estados Unidos. Trata-se da Alemanha unificada e do Japão. Passados 48 anos do término da Segunda Guerra Mundial, o quadro estratégico de 1939 se repete.

As mudanças que se verificaram, todavia, não se constituem num salvo conduto automático para a paz. Focos potenciais de conflitos mundiais permanecem latentes, podendo deteriorar-se a qualquer instante. São os casos da ex-Iugoslávia, do Oriente Médio, de Cuba e outros que não vêm ao caso mencionar.

Foi neste panorama que o país mais rico e poderoso do mundo, que atravessa uma grande crise como há muito não enfrentava, empossou seu 42º presidente, William Jefferson Clinton. É a nova geração, aquela rebelde, que nos anos 60 ía às praças ou ocupava universidades para protestar contra a Guerra do Vietnã, que chega ao poder. E que poder!

É bem um símbolo desses novos tempos. Teoricamente, o novo governante norte-americano tem tudo para inserir seu país nesse novo contexto mundial e conservar a liderança ostentada na maior parte deste século.

Presume-se, porém, que o aparato militar não vá contar muito daqui para a frente. O diretor da empresa Artecultura, Yacoff Sarkovas, observou, num artigo publicado na revista "Inovação" da Ticket Grupo de Serviços na edição de dezembro, que "...vivemos na era pós-industrial, em plena revolução dos conceitos de riqueza e poder: a informação, a estética e os símbolos valem mais que fardos de milho, sacas de café e barras de aço. O homem que fez a maior fortuna da última década produz softwares, e não carros e geladeiras".

Entramos num período em que aquilo que conta é a criatividade. Quem estiver disposto e preparado para criar, será o maioral. Os comodistas, aqueles que se recusam a rever velhos conceitos, francamente fracassados --- os últimos 50 anos mostraram isto --- ficarão fatalmente para trás.

Daí Clinton, em seu discurso de posse, de 14 minutos de duração, ter convocado, na quarta-feira, os norte-americanos ao sacrifício. O jovem presidente propôs que a população abandone "o hábito de esperar resultados sem fazer nada e assumir as responsabilidades".

Em outras palavras, incitou seu povo a que reviva ideais que parecem ter sido esquecidos. Principalmente aquele que tornou os Estados Unidos na superpotência que ainda são hoje: o do homem vencedor pelos próprios méritos, do "self-made man", aquele que se faz sozinho, talhado na luta, na autodisciplina e na permanente evolução intelectual. Tomara que tudo não se restrinja ao terreno da retórica, pois o mundo precisa de uma América líder.

(Artigo publicado na página 2, Opinião, do Correio Popular, em 23 de janeiro de 1993).


 Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk    

No comments: