Tuesday, September 27, 2016

Guerra muda papel da ONU



Pedro J. Bondaczuk


A relação dos que se beneficiaram de alguma forma com a guerra do Golfo Pérsico não pode omitir, de maneira alguma, as Nações Unidas, em nome de quem ela foi travada. A ONU passava, até a invasão iraquiana do Kuwait, por uma grande crise econômica.

Diversos países, principalmente os Estados Unidos, estavam atrasados com suas contribuições anuais para a manutenção do organismo. Em várias ocasiões, o secretário-geral, Javier Perez de Cuellar, veio a público para apelar por recursos.

Apesar da imagem da organização mundial ter melhorado muito nos últimos tempos, algumas pessoas ainda a encaravam como mero fórum de debates, sem qualquer posição decisória. Ou seja, a ONU era tida como um dispendioso luxo, uma inutilidade.

Após agosto de 1990, tudo isso mudou. O presidente norte-americano George Bush, principal interessado na solução militar para a crise no Golfo Pérsico, fez questão de montar toda a operação contando com o respaldo das Nações Unidas em cada passo. O embargo econômico ao Iraque, a garantia armada de respeito ao bloqueio e, principalmente, a utilização da força para expulsar os soldados de Saddam Hussein do Kuwait, foram respaldados por resoluções aprovadas pelo Conselho de Segurança. E estas foram em número de 12.

Como contrapartida, os Estados Unidos regularizaram suas contribuições ao organismo e impediram que ele fosse à falência. É verdade que em muitos círculos a posição da organização face à crise foi decepcionante. Principalmente para as pessoas e grupos que sempre acreditaram que guerras jamais solucionam quaisquer problemas.

A do Golfo Pérsico, objetivamente, não resolveu nenhum e, pelo contrário, criou vários novos, que antes dela não existiam, e que irão pairar como espectros assustadores no horizonte político internacional, dificultando ou até mesmo impedindo o estabelecimento da era de paz que se pretende no mundo. Afinal, a ONU foi criada para a promoção da concórdia.

Mais do que as Nações Unidas, porém, o grande ganhador com a crise foi o mercado mundial de petróleo. Utilizando a paradoxal desinformação existente num Planeta que foi como que reduzido de tamanho pelos veículos de comunicação instantânea de massas, os grandes intermediários na comercialização do produto insistiram na ameaça de faltar óleo cru em decorrência da guerra.

Subitamente, os preços do barril dispararam, dos US$ 17 em julho de 1990, para US$ 42 em setembro. Paradoxalmente, a cotação somente começou a baixar quando começou a Operação Tempestade do Deserto.

Os compradores perceberam, então, que as coisas não eram tão feias como haviam sido pintadas. Mas já era tarde demais. Países como o Brasil, as Filipinas, o Japão e os Estados Unidos perderam milhões de dólares, virtualmente jogados na fogueira, desperdiçados e que certamente farão imensa falta principalmente para brasileiros, filipinos e outros terceiro-mundistas não-produtores de petróleo.

Finda a guerra, os preços estão refluindo. Mas os manipuladores do mercado já estão entabulando novas jogadas, ameaçando os compradores com o colapso da produção petrolífera da União Soviética.    

(Artigo publicado na página 24, Internacional, do Correio Popular, em 5 de maio de 1991)


 Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk      

No comments: