Saturday, September 17, 2016

Aprendendo com o Ocidente


Pedro J. Bondaczuk


A União Soviética, de tanto observar o comportamento ocidental face às crises, começa a aprender como usar instrumentos de pressão econômica, para não utilizar a força militar. É isso o que Mikhail Gorbachev vem fazendo em relação à Lituânia, ao determinar, ontem, a primeira das medidas retaliatórias contra essa República báltica, das muitas que certamente haverão de vir nos próximos dias, para forçar seu Parlamento a revogar a declaração de independência de 11 de março passado e os mais de 80 leis e decretos aprovados desde então, à revelia de Moscou. Os EUA, Grã-Bretanha e a CEE são "useiros e vezeiros" desse expediente. O líder do Cremlin está em uma situação delicadíssima, às vésperas da implantação de um "choque terapêutico" na economia do seu país, sumamente impopular, que vai redundar, num primeiro instante, numa brutal elevação do custo de vida, na redução do salário real e no desemprego de pelo menos 10 milhões de trabalhadores.

Gorbachev está sendo pressionado em sentidos opostos, interna e externamente e esbarra na firme determinação secessionista dos lituanos. A perda dessa República, agora, fatalmente redundará no desmembramento quase que imediato de outras quatro: Estônia e Letônia (como a Lituânia, situadas no Mar Báltico) e Geórgia e Azerbaijão, na região do Cáucaso. Dificilmente a linha dura do Partido Comunista, ou até mesmo os direitistas nacionalistas russos, aceitarão tal mutilação territorial. Caso ela aconteça, somada às conseqüências das duras medidas econômicas que estão em elaboração, isto determinaria, fatalmente, a queda do agora superpresidente soviético. Aliás, ele obteve tais poderes excepcionais exatamente para que equacionasse, sem perdas para Moscou, o problema secessionista.

Mas paralelas às pressões internas, o dirigente vem sendo pressionado externamente para moderar as ações em relação à Lituânia. E bem que ele tentou ser conciliador. Chegou, mesmo, a debater o assunto com os lituanos em plena rua de Vilnius, quando esteve nessa República báltica em 5 de fevereiro passado. É um tanto estranho um Estado pertencente a determinado país, da noite para o dia, sem qualquer negociação ou tratados prévios, decidir se tornar independente. É como se o Acre, incorporado ao território brasileiro no início deste século após a Revolução comandada por Plácido de Castro, resolvesse querer ser amanhã um país. Como agiriam as nossas autoridades? Ficariam somente no terreno das pressões econômicas? E se o Texas quisesse deixar os Estados Unidos? Não ocorreria outra guerra da secessão, como a de 1865? Por que não deixam Gorbachev um pouco em paz para resolver mais este grave problema? Ou seria "ciumeira" pelo grande prestígio internacional que ele adquiriu?


(Artigo publicado na página 10, Internacional, do Correio Popular, em 18 de abril de 1990)

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: