Monday, September 26, 2016

“BEM AVENTURANÇA DO IDOSO”

Muitos não se dão conta de que infância e velhice, com seus riscos e vulnerabilidades, podem ser maravilhosas e inesquecíveis. São os períodos da vida mais enfocados na literatura, que em última análise é o tema de que me interessa. Dos poemas que se referem à infância, há tantos, que julgo desnecessário e até redundante citá-los. Seria pensar mal do leitor, que certamente conhece vários deles. Já os que abordam a velhice, não são em tanta quantidade, mas ainda assim, inspirados e belos. Um deles, por exemplo, é este poema “Bem aventurança do idoso”, de Ester May Walker:

“Bem aventurados são aqueles que mostram
compreensão quando meus passos são incertos e minha mão treme.
Bem aventurados os que compreendem
que meus ouvidos nem tudo podem ouvir.
Bem aventurados aqueles que aceitam
que não enxergo bem e não posso acompanhá-los.
Bem aventurados aqueles que fingem
não notar que entorno e sujo coisas na mesa.
Bem aventurados aqueles que param um momento
para bater um papinho comigo.
Bem aventurados aqueles que dizem:
você já contou isso...
Bem aventurados aqueles que me deixam
contar coisas do passado.
Bem aventurados aqueles que me fazem
sentir que me amam, que não estou sozinho.
Bem aventurados aqueles que me respeitam
quando tenho dificuldades em carregar a minha cruz.
Bem aventurados os que me ajudam por sua bondade
a encontrar o caminho para o Pai bondoso”.


@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária” José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso” Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria:

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

No comments: