Saturday, May 31, 2014

Piracicaba consolida-se como a capital do humor


Pedro J. Bondaczuk


A cidade de Piracicaba mantém, há muito, a hegemonia nacional em termos de promoções de salões de humor. Nesse aspecto, pode-se afirmar, não tem competidores. Nem São Paulo, nem Rio de Janeiro ou qualquer outra metrópole brasileira conseguem lhe fazer sombra.

Há mais de 20 anos, a prefeitura piracicabana promove consagrado evento do tipo, reunindo os maiores humoristas do mundo, o que já se tornou presença obrigatória no calendário cultural do País. Trata-se, portanto, de sucesso incontestável.

Agora, a cidade parte para a formação de futuros astros dessa difícil arte de fazer rir através de charges, cartuns e desenhos. A Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) promove, de 16 de maio próximo a 3 de junho, o “4º Salão Universitário do Humor”.

Este ano, o concurso vai contar com uma atração a mais – além, é claro, dos prêmios para os vencedores e do prestígio que uma vitória em uma promoção do gênero representa: o júri será presidido por Ziraldo, cartunista consagrado e que dispensa apresentações.

O fato de chegar à quarta edição, mostra que, a exemplo do Salão Internacional do Humor, e guardadas as devidas proporções, o da Unimep também já é um sucesso. Neste ano, aliás, há um ingrediente a mais para os interessados neste gênero de arte.

Haverá um concurso voltado exclusivamente para aqueles que, de alguma forma ou de outra, o apreciam, mas não o criam, necessariamente. Ou seja, para os estudiosos, os críticos e os pesquisadores. Trata-se do “1º Concurso Nacional de Monografias sobre o Humor”.

A prática comprovou que não há crítica – política, econômica ou social, ou seja, de que natureza for – mais eficaz do que a que provoca o riso. Essa espécie de apreciação de um fato ou de uma pessoa conhecidos, age através do mecanismo da sugestão.

Critica-se promovendo a interação entre o crítico e o público. Não é por acaso que o homem chegou a ser definido como “o animal que ri”. O humor é uma forma inteligente de condenação ou de cobrança, por isso é eficaz. Daí a razão de ter tamanho público.

Finalmente, como terceira novidade, haverá o “1º Ciclo de Estudos sobre o Humor”. O acervo existente sobre o gênero é tão extenso e a produção – nacional e internacional – é tão intensa, que há um vasto campo para o pesquisador, com ramificações por outras disciplinas, como sociologia, antropologia, ciência política etc. 

(Artigo publicado na página 2, do caderno Metropolitano, do Correio Popular, em 16 de março de 1995)


 Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk      

No comments: