Saturday, April 12, 2014

Preconceito, segregação e discriminação

Pedro J. Bondaczuk

O preconceito, ou seja, (como a própria palavra explicita) a formação de uma idéia, opinião e juízo preconcebidos, que se manifestam geralmente por  atitudes de menosprezo e de repulsa em relação a pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes e estranhos (e encarados, por essa razão, como “inferiores”), não é somente o racial, como destaquei em texto anterior desta série de reflexões. Mas esta é sua forma de manifestação mais antiga, comum e generalizada. É fruto, claro, do desconhecimento (total ou parcial) de quem ou do que é seu objeto. Ou seja, provém da ignorância, acompanhada pela imediata antipatia em relação a quem ou a o que tal atitude se volta.

O preconceito (e aqui refiro-me especificamente ao de caráter racial), tende, no seu extremo, a resultar em segregação. E no que esta consiste? Trata-se da separação, do isolamento físico de uma raça ou grupo étnico mediante residência forçada (mais raramente, pode até ser voluntária) em local predeterminado, confinada em certas áreas que impeçam ou atrapalhem o contato. Um exemplo disso são os guetos estabelecidos pelos nazistas alemães, para confinar judeus, durante a Segunda Guerra Mundial. Em alguns casos, essa segregação se dá em estabelecimentos de ensino, nos transportes públicos e até em igrejas, como ocorria nos Estados Unidos, até meados dos anos 70 do século XX, antes que os negros conquistassem seus direitos civis. Ou, no caso mais extremo, foi a separação entre a minoria branca e a maioria negra na África do Sul durante o odioso regime do “apartheid”, cuja própria palavra, no idioma “afrikaner” já sugere esse “apartamento” racial.

Finalmente, há um terceiro termo, que tem que ser compreendido, quando se trata dessa questão: discriminação. Esta é sempre confundida com preconceito, embora se trate de comportamento distinto. É, grosso modo, uma “distinção”, sobretudo no que se refere a direitos e a tratamento social, de uma raça ou etnia que se considere “superior” e que detém o poder, em relação a outra, tida como “inferior”. Como se vê, os três conceitos, embora correlatos, têm significados diferentes. Preconceito, segregação e discriminação, portanto, não são sinônimos, posto que tenham uma única e perversa raiz. Formam uma absurda corrente de ódio e de intolerância que, caso não seja rompida, tende a contaminar toda a humanidade. A forma eficaz de promover essa ruptura é a educação, em seu sentido amplo. É a informação plena, precisa e universal. É a comunicação constante que possibilite às pessoas entenderem que é possível, desejável e necessária a harmoniosa convivência entre “diferentes”. Diferenças não significam superioridade ou inferioridade de quem quer que seja.

Digamos que hoje se discrimine determinada raça por causa da cor da sua pele. Amanhã, a causa certamente será outra, e com idênticas conseqüências. Pode ser, talvez, a religião. E se essa corrente perversa não for imediatamente rompida, os motivos geradores desse ódio irracional ditado pela ignorância poderão se ampliar para coisas ainda muito mais triviais, como a roupa que alguém vista e da qual não gostemos, a comida que costume consumir, seu jeito de andar, a maneira de falar etc.etc.etc. Afinal, reitero e enfatizo, é uma corrente de irracionalidade. O preconceituoso é um doente espiritual. Não enxerga a falta de lógica das suas atitudes. Tem visão distorcida da vida e de seus objetivos.

Para melhor entendimento do exposto, reproduzo o seguinte trecho da enciclopédia eletrônica Wikipédia a propósito do tema: “Deve-se destacar que os termos discriminação e preconceito não se confundem, apesar de que a discriminação tenha muitas vezes sua origem no simples preconceito. Ivair Augusto Alves dos Santos afirma que o preconceito não pode ser tomado como sinônimo de discriminação, pois esta é fruto daquele, ou seja, a discriminação pode ser provocada e motivada por preconceito. Diz ainda que: ‘Discriminação é um conceito mais amplo e dinâmico do que o preconceito. Ambos têm agentes diversos: a discriminação pode ser provocada por indivíduos e por instituições e o preconceito, só pelo indivíduo. A discriminação possibilita que o enfoque seja do agente discriminador para o objeto da discriminação. Enquanto o preconceito é avaliado sob o ponto de vista do portador, a discriminação pode ser analisada sob a ótica do receptor’”.

Este é um assunto desagradável e negativo de que não gostaria de tratar jamais. Contudo, é dever do intelectual valer-se da in formação precisa que é a mais eficaz “vacina”, talvez a única, contra o “vírus” do preconceito. Não me entra na cabeça como pessoas, aparentemente normais e equilibradas, se deixem levar por esse comportamento irracional, causa de tantos males. Sou forçado, a contragosto, a dar razão ao historiador Hendrick Willelm van Loon, autor da “História da Humanidade”, quando observa: “O homem é o único organismo vivo que é hostil à sua própria espécie. Até a abominável hiena vive em paz com os membros da sua espécie. Mas o homem odeia o homem, o homem mata o homem, e no mundo de hoje a primeira preocupação de uma nação é preparar-se para matar mais vizinhos”. Como contestar isso? Infelizmente, é incontestável.


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: