Thursday, April 03, 2014

Por que ninguém protestou?


Pedro J. Bondaczuk



A comunidade judia lembrou, ontem, os 45 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa --- o conflito apenas terminou de vez em 15 de agosto de 1945, com a rendição japonesa --- concluindo um encontro de três dias nas proximidades de um lugar aparentemente aprazível de Berlim Ocidental, mas de tristíssima lembrança para esse povo. Como que num símbolo, num alerta, num aviso do que o preconceito pode causar às pessoas, os judeus realizaram uma conferência bem pertinho da mansão do Lago Wannsee. Nesse casarão, de 30 quartos, um dos mais elegantes da antiga capital do III Reich, 12 oficiais nazistas decidiram perpetrar um dos mais hediondos crimes que se possa imaginar, festejando com música, bebidas e muita alegria a sua decisão, como se o que estavam resolvendo se tratasse de um supremo bem. Foi nesse local confortável e luxuoso que os seguidores de Adolf Hitler resolveram aplicar o que denominaram de "solução final". Matar uma pessoa, é óbvio, já é um delito gravíssimo.

Esse plano, todavia, levava a paranóia homicida ao paroxismo, objetivava, pasmem, eliminar a raça judia do Planeta, mediante o morticínio planejado, meticuloso (como se fosse uma linha de produção industrial), de todos os seus membros! O que espanta ainda hoje, passado tanto tempo, é o fato de um genocídio de tamanhas proporções ter passado praticamente em "brancas nuvens". Nenhuma notícia a respeito foi divulgada no rádio ou nos jornais. Nenhum editorial! Ninguém levantou a voz para exigir um basta a tamanha monstruosidade. O mundo todo agiu como se nada estivesse acontecendo. Mas é impossível um assassinato em massa de tamanhas proporções ter passado despercebido. Alguém deveria ter conhecimento dele. Por que ninguém falou? Por que ninguém protestou? Por que tudo isso foi somente descoberto depois que as tropas aliadas libertaram os campos de concentração?

Embora mais de quatro décadas tenham passado sobre esse fato, ele deve ser sempre ressaltado. Afinal, o sentimento que moveu o morticínio, o doentio preconceito, permanece mais vivo do que nunca. Contra os judeus, com o ressurgimento cíclico do anti-semitismo. Ou contra os negros. Ou contra outra etnia, raça ou organização qualquer. O homem já evoluiu o suficiente para acabar com essas tolas idéias de superioridade que ainda sobrevivem na consciência dos povos, em pleno patamar do terceiro milênio da era cristã. Sejam de que raça forem, tenham a cor que tiverem, professem a crença política ou religiosa que professarem, os homens, naquilo que é fundamental, são todos iguais. São mundos, são universos, são cópias da divindade. Todos são importantes porque não há parâmetros que possam definir superioridade para seres nivelados pela morte.


(Artigo publicado na página 12, Internacional, do Correio Popular, em 9 de maio de 1990)

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: