Wednesday, April 02, 2014

Enfático recado a Khadafy

Pedro J. Bondaczuk

A condenação generalizada aos ataques norte-americanos às cidades líbias de Trípoli e Benghazi (as exceções foram a Grã-Bretanha, Israel e o Canadá), levados a efeito em 14 de abril passado, foi interpretada, de forma equivocada, em alguns círculos. Muitos simpatizantes do ditador libio Muammar Khadafy (que há 18 anos comanda os destinos do seu país, embora oficialmente não ocupe nenhum cargo de governo e jamais tenha falado em realizar eleições) e diversos de seus assessores diretos, entenderam o repúdio internacional ao bombardeio como manifestação de apoio à política do seu regime, o que está muito distante de corresponder à realidade. Muito pelo contrário!

Pesam sérias suspeitas de que, de uma maneira ou de outra, a Líbia esteve por trás dos piores atentados terroristas ocorridos nos últimos tempos. O que não existe, é qualquer prova palpável desse envolvimento.

Outro equívoco, que o coronel Khadafy buscou disseminar nos últimos dias, é que as ações mais duras contra o seu país significariam uma guerra do Ocidente contra toda a comunidade árabe. Esse ponto, aliás, foi muito bem destacado, ontem, pelo presidente norte-americano Ronald Reagan, num discurso que proferiu na Câmara do Comércio, em Washington.

O político republicano deixou bem claro que o inimigo comum, inclusive desses mesmos povos árabes, é o terrorismo, praga que requer a união de toda a comunidade internacional para ser eficazmente combatida e se possível erradicada.

A prova de que o repúdio aos bombardeios da semana passada não significa nenhuma manifestação de solidariedade para com o regime da Líbia, foi a decisão adotada pelo Mercado Comum Europeu de restringir a circulação, nas principais capitais do continente, de cidadãos procedentes desse país, mesmo os que exerçam funções diplomáticas.

O detestável boicote econômico, sugerido por Reagan, porém, foi descartado pela maioria dos países, inclusive pelo governo britânico, que tem razões de sobra para não morrer de amores por Khadafy. Mas a providência adotada pelos europeus, nos parece equilibrada, coerente e repleta de bom-senso, embora muita gente inocente, alheia a essas estripulias extremistas, venha a ser atingida.

Os líbios têm negado enfaticamente, nos últimos dias, as vinculações desse país com o terror. Todavia, em questões como esta, apenas palavras não bastam. Cuba passou, anos atrás, por um problema semelhante. Logo que Fidel Castro assumiu o poder na ilha, o mundo conheceu um fenômeno até então insólito: os seqüestros de aviões.

Diariamente, pelo menos uma aeronave era desviada, em alguma parte do mundo, para Havana. A princípio, os cubanos não se importaram com esses atos de pirataria e alguns chegaram, até, a se sentir orgulhosos porque tanta gente buscava chegar a esse país.

Todavia, a comunidade internacional não achou nenhuma graça nisso. E Cuba começou a sentir logo os efeitos da reação a esses delitos, recebendo, pela primeira vez, o título de Estado que protegia e que estimulava o terrorismo.

Fidel conseguiu, somente, se livrar dessa incômoda fama quando passou a punir com prisão os seqüestradores. Apenas a partir de então, os pilotos das aeronaves comerciais deixaram de ouvir a ordem que mais temiam, sempre que algum estranho invadia suas cabines. A de “voe para Cuba, isto é um seqüestro!”.

A Líbia, se quiser obter reabilitação perante seus pares da comunidade internacional, terá de agir da mesma forma. Precisará deter os terroristas que buscarem refúgio no país e entregar esses indesejáveis hóspedes à Justiça, para que paguem pelos seus crimes.

Caso contrário, seu isolamento irá crescer e chegar a tal ponto que num eventual novo ataque dos Estados Unidos, ou de quem quer que seja, todos irão aplaudir, ao contrário do que aconteceu agora, esse tipo de agressão. Ou, na melhor das hipóteses, buscarão o cômodo refúgio do silêncio, ou seja, da omissão, para não se comprometer.

A atitude tomada, agora, pelos governos europeus é um alerta a Khadafy e a seus seguidores. Resta que ele tenha clarividência suficiente para entender o recado. Afinal, como diz o adágio popular, “uma andorinha só não faz verão”.

(Artigo publicado na página 11, Internacional, do Correio Popular, em 24 de abril de 1986).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: