Friday, April 11, 2014

Consequências hediondas do preconceito

Pedro J. Bondaczuk

O preconceito, ou seja, o juízo preconcebido sobre algo ou alguém, sem que seja fruto do pleno conhecimento de causa, não é somente o racial, embora este seja o mais comum e o que mais desgraças e violências trouxe à humanidade no curso da sangrenta e nada louvável História da nossa espécie. Ele também se manifesta em relação, por exemplo, ao gênero, à religião,  à opção sexual etc.etc.etc. e até a deficiências físicas e/ou mentais, como se quem é seu portador tenha culpa de ser marcado pela natureza ou pelas circunstâncias. O preconceituoso, claro, nega enfaticamente que pense ou que se comporte dessa maneira.

Em tempos ainda recentes, por exemplo, pessoas que tinham qualquer espécie de problema orgânico, desde que minimamente visível – um pé torto, ou orelhas avantajadas, ou obesidade (o que é a cada dia mais comum), ou outras características quaisquer consideradas “anormais” – eram discriminadas. Na verdade, ainda são, e em diversos círculos, mesmo que de forma menos ostensiva. O que é o tal do “bullyng” se não uma demonstração ostensiva de preconceito?! E é praticado por adolescentes, o que demonstra que esta “doença do espírito” é passada, infelizmente, de geração a geração

Não era raro ocorrer (e temo que, com todo o nível de informação e de conscientização existente, ainda não o seja), em conversas entre “comadres”, (via de regra caracterizadas pelo que se denomina, popularmente, de “fofocas”, eivadas de maledicências mil sobre a vida alheia), diálogos mais ou menos como este:
“-Fulana, coitada, passa um cortado com o filho aleijado. É uma desgraça! Que futuro esse garoto pode ter? Nenhum!
-Ah, mas isso é castigo de Deus. Antes de casar, ela era uma galinha daquelas!”. E vai por aí afora...

Espera lá, castigo?!!! E ainda por cima, divino?!!! E voltado a inocente?!!! Ora, ora, ora. É puríssimo preconceito, fruto de suprema ignorância. E não estou inventando nada. Já testemunhei diálogo mais ou menos como este que descrevi, e até muito piores. Conheço um caso, bem mais grave do que o da fofoca das comadres, ocorrido com um amigo que, por causa da paralisia infantil, tem dificuldades de locomoção e caminha com o auxílio de muletas. Trata-se de pessoa sumamente preparada, culta e determinada. Considero-o, sem favor algum, um “gênio”, o que se conclui facilmente convivendo com ele.

Pois bem, esse amigo perdeu o emprego, num dos tantos planos econômicos que comprometeram a economia do País, a pretexto de serem “salvadores”. O fato ocorreu há quase quarenta anos. Na ocasião, não havia ainda a tal cota para deficientes nas empresas. Este meu amigo, por indicação de outros, soube que determinada indústria (que eu deveria identificar, mas não vou) precisava de um funcionário para seu setor de compras. Incontinenti, inscreveu-se para um teste, de olho na vaga. Na hora da entrevista, foi chamado à seção pessoal. “Pronto, estou empregado”, raciocinou. Contudo... teve que ouvir esta barbaridade: “Seu teste foi perfeito, você preenche todos os requisitos para a função, mas... Infelizmente, não iremos contratá-lo. Você quebraria a ‘estética’ do escritório”. Juro que esse absurdo ocorreu de fato, paciente e provavelmente abismado leitor, por incrível que pareça. Hoje não creio que isso pudesse acontecer, embora não coloque minha mão no fogo.

Mas para muitos, inclusive para parentes (e alguns deles muito próximos), o deficiente ainda é encarado como inútil, como estorvo, como peso morto para a família e a sociedade. Essas mentes tacanhas são incapazes de compreender que pessoas nessas condições, desde que convenientemente educadas, amparadas e, sobretudo, desde que tenham as devidas oportunidades de mostrar o quanto sabem e podem, tendem a levar (e levam) vidas absolutamente normais. Trabalham, produzem, praticam esportes (participam, inclusive, de olimpíadas), constituem família, geram filhos, criam-nos etc.etc.etc. Ademais, os tacanhos e preconceituosos não se dão conta que podem, um dia, por um acaso qualquer, assumir a mesma condição que consideram de inutilidade. Podem sofrer, por exemplo, algum acidente, sobretudo automobilístico (o que é, desgraçadamente, bastante comum) que lhes dificulte, ou lhes tolha por completo os movimentos. Ou podem ter alguma doença que produza idênticos resultados. Ou podem perder, quando menos esperarem, a visão ou a audição. E da noite para o dia, sem aviso prévio (estas coisas não se avisam: são imprevisíveis) podem ostentar a condição de deficientes que tanto discriminavam. Mas sua ignorância não lhes permite ter essa espécie de raciocínio.

Em relação a doentes mentais, então, as coisas –  se ainda não são ideais, ou mesmo racionais – já foram piores, infinitamente piores. Os chamados “loucos” eram encarados como “endemoniados”, possuídos não apenas por um, mas por vários “demônios” (e isso até há pouquíssimo tempo) e tinham muita sorte quando conseguiam ser “apenas” confinados a manicômios, literais “casas dos horrores” (e a maioria ainda o é), onde eram (e muitos ainda são) torturados, a pretexto de serem tratados, mediante eletrochoques e outras atrocidades e, em casos, extremos, submetidos a lobotomias. Ainda hoje, quem é diagnosticado com alguma doença mental, mesmo que curável, tem morte social literalmente decretada. Ninguém mais os leva a sério a partir de então, mesmo quando, ou se, recebem alta. Salvo raríssimas exceções, não conseguem emprego em lugar algum, nem em funções que não requeiram raciocínio.

Em um passado, não muito remoto, porém, muitos, muitíssimos (quase a totalidade) eram simplesmente linchados e mortos a pauladas por turbas fanatizadas e ensandecidas, elas sim loucas perigosas, como se fossem feras que devessem ser eliminadas, a pretexto da “expulsão de demônios”. Exagero meu? O leitor sabe muito bem que não. É a seres que agem assim que se classifica como membros da espécie “Homo Sapiens”?!!!. Acho mais adequada, porém, outra classificação, a do notável sociólogo francês Edgar Morin: “Homo Demens”. E não é?!


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: