Sunday, April 13, 2014

Medo e ignorância

Pedro J. Bondaczuk

O preconceito e seus principais derivativos – ou seja, a segregação, a discriminação e, por fim, a violência em seus variados tipos de manifestação – tem uma série de causas e não apenas uma única, como alguns entendem. Podem ser apontadas muitas, até sem muita reflexão. Na minha visão pessoal, todavia, a principal é uma educação deficiente, inadequada, quando não a ausência dela. As pessoas são condicionadas, desde tenra infância, a serem preconceituosas, mesmo que não seja de forma deliberada por parte de quem as educa. Ninguém nasce dessa maneira. Torna-se assim.

Para o ativista norte-americano dos direitos civis, Martin Luther King – assassinado em 4 de abril de 1968 na cidade de Memphis, Estado do Tennessee, crime este atribuído a James Earl Ray, que o confessou, mas que anos depois repudiou a confissão, alegando ter sido induzido a confessar o que alegou nunca ter feito – a base, a raiz, a origem do preconceito está no medo. É o temor pelo desconhecido, pelo que é diferente e que, portanto, é encarado como potencialmente ameaçador. Não nego que seja uma das causas. Mas, insisto, não é a única e talvez nem a principal. Mas o medo está presente, sem dúvida.

O preconceituoso evita contato com quem é, ou pensa, ou age de forma diferente da sua, por temer uma série de coisas, que não vem ao caso identificar. Não raro, por exemplo, teme perder privilégios (econômicos e/ou sociais),  como um emprego que considere satisfatório e seja bem remunerado, ou um cargo ou outra coisa qualquer. Sente-se inseguro, portanto, diante do que desconhece que, de alguma maneira, supõe, pode ter recursos com que ele não conte. Em suma, o preconceituoso, principalmente o que segrega e discrimina, não confia na própria capacidade. Morre de medo da competição.

Martin Luther King observou a propósito, num dos tantos discursos que proferiu nas manifestações públicas que liderou: “A segregação racial é alicerçada em medos irracionais como a perda de privilégios econômicos, a posição social alterada, os casamentos interraciais e o ajustamento a situações novas”. Óbvio que concordo com as colocações do pastor batista e consagrado ativista, adepto da não-violência, na mesma linha de atuação do ensaísta Henry David Thoreau e do “pai” da independência da Índia, Mohandas Karamanchand Gandhi. Luther King era, acima de tudo, pacifista. Tanto que foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz de 1964.

Ele admitiu, e em várias ocasiões, que tinha muitos medos. É natural e lógico que os tivesse. Afinal, trata-se de instintiva reação humana. E motivos para temores, convenhamos, não lhe faltavam. Mas jamais Luther King entregou-se aos seus medos. Pelo contrário, aprendeu a racionalizá-los, a controlá-los e, por fim, a dominá-los. Caso não o tivesse feito, com certeza, conforme a lógica indica, sequer prosseguiria em sua cruzada pelos direitos civis, ciente de que tinha opositores poderosíssimos e que estava jurado de morte. Tanto estava, que findou por ser assassinado. Luther King estava ciente de tudo disso. E claro que temia por sua integridade e por sua vida, já que não era suicida em potencial. Tinha noção da importância da sua liderança.

Como o ativista fez para dominar seus fundados temores? Ele deixou isso claro neste trecho de um dos seus mais memoráveis sermões: “A determinação de não se deixar vencer por qualquer objeto, por mais terrível, nos capacita a resistir a qualquer medo.  A coragem enfrenta o medo e, desse modo, o domina; a covardia reprime o medo e, desse modo, é dominada por ele. Os corajosos nunca perdem o entusiasmo pela vida, ainda que a sua situação não tenha motivos de entusiasmo; os covardes, esmagados pelas incertezas da vida, perdem a vontade de viver. Devemos construir constantemente diques de coragem para conter o caudal do medo”. Sábias palavras! E que ganham muito mais relevância e valor quando se sabe que foram seguidas de ações coerentes e construtivas por quem as proferiu.

Tenho em mãos expressivo e pertinente poema de Carlos Drummond de Andrade, intitulado “Congresso Internacional do Medo”, que ilustra a caráter tese de Luther King. O poeta diz:

“Provisoriamente, não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cataremos o ódio, porque esse não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro,
o medo grande dos sertões, dos mares e dos desertos,
o medo dos soldados, o medo das mãos, o medo das igrejas,
cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas,
cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte,
depois morreremos de medo,
e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas”.

A segregação  resulta, além do medo, da nossa mania de julgar tudo e todos, mesmo que não tenhamos a menor base, o mínimo fundamento, o mais remoto conhecimento sobre quem ou o que julgamos. Trata-se de comportamento recorrente e generalizado. “Achamos” que determinada pessoa ou situação sejam de uma certa maneira e, geralmente, não são desse modo que pensamos. A escritora norte-americana Clarence Hall escreveu a propósito: “O hábito de julgar os outros tende a revelar sobre cada um de nós a desagradável falta de caráter que é a impressão de sermos perfeitos. Até mesmo a nossa atitude parece dizer: eu devo ser bom; basta ver todo o mal que encontro nos outros”. Esta é uma declaração que dispensa comentários. Ou você tem alguma restrição a fazer?..


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: