Friday, November 22, 2013

Voto com ordem e emoção


Pedro J. Bondaczuk


Os chilenos passaram, ontem, um dia tenso, mas repleto de emoção. Após muito tempo, esse país, que já foi apontado no passado como um exemplo de sociedade democrática, pôde exercer o mais saudável dos direitos que há numa democracia (embora o Chile ainda não seja uma), que é o de votar. Filas imensas se formaram por todas as partes. Multidões estavam ávidas para manifestar a sua vontade, que ontem foi expressada apenas por duas palavrinhas, às quais o padre Antônio Vieira dedicou um magistral sermão no século XVII: "sim" e "não".

O voto afirmativo significou uma autorização para que o general Augusto Pinochet, que assumiu o poder mediante o sempre condenável expediente do golpe militar, em setembro de 1973, estenda a sua gestão por mais oito anos, até 1997.

Quem votou negativamente, repudiou o continuísmo. Exigiu o direito de votar em quem quiser para dirigir os seus destinos em eleições presidenciais diretas em 1989. Se o primeiro resultado prevalecer, nada irá mudar. Talvez até retornem os instrumentos de exceção que vigoraram nestes últimos 15 anos, como o estado de sítio, o de perigo de perturbação da ordem pública e a férrea censura à imprensa.

Se o "não" (que Vieira classificou como uma "dura palavra") for majoritário, as coisas "podem" mudar. Não há nenhuma certeza de que mudem. Tudo vai depender de como o governo vai absorver o resultado. E principalmente, se está disposto a respeitá-lo.

De qualquer forma, foi com emoção que os chilenos exerceram seu direito de cidadania, há tanto tempo suprimido no país. Houve, até, um senhor que morreu de ataque cardíaco no interior. Mas antes, mesmo passando mal, fez questão de depositar seu voto na urna, como sendo a última tarefa da sua vida.

A oposição, por seu turno, deu uma lição de prudência e de ponderação. Fez vários apelos, não somente ontem, mas ao longo de toda a campanha, para que os eleitores fugissem dos provocadores, de esquerda e de direita, que poderiam dar pretexto para o plebiscito ser anulado. E o pleito foi tranqüilo.

Resta, ainda, o temor do que poderia ter ocorrido na noite de ontem, após o encerramento desta edição. Anteontem, uma parte extensa do país ficou às escuras num suspeitíssimo blecaute. Mais suspeito ainda, depois de ter sido revelado um complô da direita para anular o referendo. Pinochet e seus seguidores precisam se conscientizar que eles não estão jogando apenas o seu futuro pessoal nesta votação. Que o Chile não é um espólio particular de nenhum deles.

O que está sendo decidido é o destino da nação, que está muito acima dos homens, ideologias ou interesses particulares. Se ele ganhar, que ganhe limpo. Se perder, que aceite com fleuma e com patriotismo o veredicto dos seus conterrâneos.


(Artigo publicado na página 12, Internacional, do Correio Popular, em 6 de outubro de 1988)

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: