Tuesday, November 05, 2013

Heróis são frutos de ocasião


Pedro J. Bondaczuk

Os heróis não são pessoas predestinadas, nem nascem com alguma marca especial que os distinga dos demais. São indivíduos comuns, que levam vidas iguais a todos, até que alguma circunstância extrema os force à ação. São, portanto, frutos de ocasião.

No dia 19 de abril de 1943, sofrendo os horrores do maior genocídio que a espécie humana teve conhecimento, milhares de judeus poloneses estavam cercados em um gueto na arrasada Varsóvia. A opção para esses homens, mulheres e crianças não era nem um pouco justa. A escolha que se lhes apresentava era: morrer passivamente nas ruínas da capital polonesa sitiada ou serem enviados aos campos de concentração de Auschwitz, Treblinka e outros, as mais insanas criações de uma mente doentia que se possa imaginar, para serem eliminados em câmaras de gases.

Foi aí que despontaram os heróis, desta terrível alternativa. Eles escolheram uma terceira opção, a que não lhes fora oferecida pelos seus verdugos: optaram por morrer lutando, com dignidade e com coragem, como homens e não como gado em um matadouro.

Dessa forma, sete mil pessoas, seres humanos como os seus assassinos, tombaram defendendo suas vidas e a dos parentes e amigos, no episódio que passou para a história com o nome de “Levante do gueto de Varsóvia”. Claro que os combatentes, tendo por armas, na maior parte dos casos, as próprias mãos, macerados por meses, senão anos, de privações de todos os tipos e sofrimentos inenarráveis, entre os quais havia muitas crianças, meninos de no máximo 14 anos de idade, não poderiam resistira por muito tempo à mais poderosa máquina de guerra que, até então, havia sido engendrada no mundo.

O gueto foi varrido pelo poder de fogo do adversário. Mais de 50 mil pessoas foram levadas para os campos de concentração, para uma morte ignóbil. Mas esse punhado de heróis, surgidos na ocasião, pessoas comuns como nós,  preferiu morrer com dignidade, lutando pelo maior bem que o homem tem direito e que lhe é sonegado pelos tiranos: sua liberdade.   .

(Artigo publicado na página 9, Internacional, do Correio Popular, em 20 de abril de 1984)


 Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk      

No comments: