Friday, November 01, 2013

Civilização secular e Igreja bem organizada


Pedro J. Bondaczuk

Dois fatos curiosos sobre a Coréia do Sul, país que o papa João Paulo II visitará na próxima semana e que pouca gente conhece. O primeiro é que, embora em um país oriental, a religião mais bem organizada em território sul-coreano é a cristã, com predominância dos católicos. Cerca de três milhões de pessoas professam essa fé e suas prelazias primam pela enorme organização.

O segundo detalhe é quanto à origem étnica do coreano. A crença geral é que ele descenda dos manchus, que ocuparam esse país em 1592. Sua origem, entretanto, é muito mais remota. Os coreanos descendem dos tugus, tribos de procedência siberiana. Sua história escrita começou em 1200 AC, com a fundação de Pyongyang, atual capital da Coréia do Norte.

Apesar do budismo ter sido a primeira religião, das conhecidas atualmente, a se instalar no país (século VII da nossa era), os missionários católicos arrebanharam um grande número de adeptos para o cristianismo, a partir do século XVII.

Além dessas duas crenças, são bastante populares o confucionismo e centenas de religiões nativas, totalmente desconhecidas no Ocidente, que têm, como dogma central, a transmigração da alma.

Artigo publicado na página 15, Internacional, do Correio Popular, em 29 de abril de 1984)

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: