Wednesday, November 06, 2013

Violência e decepção em 1986

Pedro J. Bondaczuk

O ano de 1986, que a Organização das Nações Unidas pretendia que fosse consagrado à paz e à concórdia internacionais, termina, hoje, de forma melancólica. Finda detendo um recorde incômodo e perigoso, ou seja, como sendo o período de 365 dias mais violento do presente século. Atentados terroristas, seqüestros, ameaças e tentativas de morte ocorreram praticamente todos os dias, envolvendo países os mais diversos na totalidade dos continentes. Milhares de vítimas inocentes pagaram, dessa maneira, pela insensatez daqueles que acham que os meios justificam os fins.

Das 42 guerras civis, conflitos entre nações e levantes guerrilheiros, existentes no ano passado, nenhum chegou ao fim. El Salvador, Nicarágua, Etiópia, Afeganistão, Angola, Camboja, Líbano, Sri Lanka e uma infinidade de lugares têm o seu progresso impedido, porque irmãos, que deveriam atuar em conjunto pelo bem comum, não se entendem.

Em nível das superpotências, a situação hoje, derradeiro dia de 1986, é muito pior do que a existente há apenas 365 dias, quando Reagan e Gorbachev acabavam de manter uma reunião de cúpula em Genebra e viviam um período de franca "lua de mel" política. Ou seja, trocavam amabilidades em público e chegavam a falar um na televisão do país do outro. Agora, nem mesmo este simples gesto de boa vontade será possível. Russos e norte-americanos estão falando línguas diferentes, não apenas no sentido literal, mas em termos de entendimento.

Em todas as partes, a tônica das pesquisas de opinião é a do pessimismo. Os povos mostram um compreensível cansaço com as "picuinhas" dos seus líderes, que fazem de questões diminutas, sem grande importância, verdadeiros "cavalos de batalha". O ano trouxe uma decepção muito grande com o encontro de cúpula informal de Reykjavik. É verdade que essa reunião pegou todo o mundo de surpresa. Afinal, foi anunciada somente onze dias antes da sua realização. Mas o clima criado em torno dela, com os dois interlocutores levando para a mesa de negociações propostas específicas, foi dos mais otimistas. E as superpotências, na verdade, estiveram muito próximas de chegar a um acordo histórico, que livraria a humanidade do terror nuclear até o fim deste milênio.

Mas o interesse econômico, insensatamente, prevaleceu sobre o bom senso. Um projeto, que por enquanto nem saiu sequer do papel e cuja viabilidade é contestada até pelos seus idealizadores, conhecido popularmente por "guerra nas estrelas", pôs tudo a perder. O pedido de Mikhail Gorbachev a Reagan até que foi razoável. Ele admitiu que os Estados Unidos pesquisassem o seu escudo espacial livremente, desde que tudo não saísse do âmbito dos laboratórios.

O presidente norte-americano, entretanto, não aceitou isso. O líder russo, por seu turno, bateu pé firme em sua exigência. E a reunião, que começou com sorrisos e amabilidades, acabou com ambos os dirigentes irritados e desejando trocar insultos mútuos.

Acontece que, conforme fontes abalizadas, o programa Iniciativa de Defesa Estratégica, por enquanto, não passa de mero enredo de ficção científica. Por pelo menos uma década, não conseguirá sair do mero âmbito da pesquisa laboratorial. Talvez, até, nunca chegue a ser testado, tamanhas são as complexidades que ele envolve. Mas há muito dinheiro empenhado em cima dele.

Contratos já estão sendo firmados na Europa e muitos dólares serão jogados fora nessa fantasia. Por causa dessa insensatez, entre tantas outras, é que o mundo todo termina 1986 e encara 1987 com tamanho pessimismo. Sabe que apenas um milagre pode modificar esse quadro. Oxalá ele acabe acontecendo um dia. Não custa nada confiar e sonhar com este objetivo.

(Artigo publicado na página 12, Internacional, do Correio Popular, em 31 de dezembro de 1986)


 Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk    

No comments: