Monday, November 11, 2013

Pigmeus com complexo de gigantes

Pedro J. Bondaczuk

A vida é um dom precioso demais para que em algum momento da sua trajetória venhamos a abrir mão dessa prerrogativa, perdendo a vontade de viver. Qualquer que seja seu conteúdo, devemos beber esse cálice até o fim, seja doce ou amargo, de vinho capitoso ou de fel, por ele ser único. Não é, porém, o que ocorre com determinadas pessoas quando sentem que perderam o vigor físico, a beleza e parte da capacidade mental. Muitos, nestas circunstâncias, deixam-se abater pelos anos e chegam, mesmo, a abrir mão de sua dignidade. Aceitam o rótulo de “inválidos”, sem nem esboçar reação, como se fosse possível algum homem, em algum tempo, perder seu valor por completo.

Quem foi que disse, e baseado em que dados concretos, que um idoso é, necessariamente, um peso, um ser humano desinteressante, improdutivo e acabado, que apenas serve de estorvo aos que convivem com ele? Observem com atenção esta relação: Eugênio Gudin (100 anos), Cary Grant (82), Dom Avelar Brandão Vilela (74), Henry Moore (88), Simone de Beauvoir (78), Magdalena Tagliaferro (92) e Jean Genet (74). O que essas personalidades têm em comum, além do fato de todas terem morrido no ano de 1986? A idade. Todas essas pessoas mantiveram-se ativas, e foram celebridades em suas respectivas profissões, para além dos 70 anos. Beberam o cálice da vida até a última gota, porque eram indispensáveis. Demonstraram, com isso, que se trata de uma façanha possível, caso haja determinação e vontade para tal.

Todo ser humano que sabe se valorizar e lutar por uma causa, qualquer que ela seja; que ocupa a mente com idéias construtivas e nunca apenas com lembranças (boas ou ruins não importa) de um passado que não se recupera jamais, tem essa possibilidade. Basta querer e agir para concretizar sua vontade. No passado, os povos civilizados da Antigüidade tinham nos anciões suas “bibliotecas”, numa época em que não havia sido inventada a escrita. Eles é que transmitiam as tradições e descobertas das respectivas comunidades de uma geração a outra, impedindo que se perdessem. Será que o homem contemporâneo é tão mais burro do que seus antepassados? Claro que não!!!
     
Os povos antigos, que lançaram os fundamentos da civilização, concediam status especialíssimo aos seus cidadãos de maior idade pelo fato deles terem algo preciosíssimo que só com o muito viver se adquire: a experiência. Na Grécia, por exemplo, o Legislativo de Atenas, composto por 400 membros, era vedado a quem tivesse menos de 30 anos. Tratava-se da "Bulé", cuja tradução seria "A Razão".

Em Roma, havia o culto dos antepassados, os "deuses lares", para os quais eram erguidos altares no interior das casas, as tão conhecidas "lareiras", que hoje têm função de apenas aquecer as moradias nos países mais frios e de mera decoração nos de clima quente, entre eles o Brasil.

Na China, a Assembléia dos Anciãos dava sempre a última palavra, antes de alguma decisão dos imperadores, o mesmo ocorrendo no Japão e entre outros tantos povos. A Rússia, nos seus primórdios, tinha uma câmara semelhante: a dos boiardos. E o que ocorre no Brasil contemporâneo? Total e absoluto desrespeito pelos mais idosos. A partir dos 30 anos, por exemplo, quando o indivíduo atinge o apogeu em termos de razão, já é considerado ultrapassado e enfrenta dificuldades para arranjar emprego.

Parte considerável dos cidadãos mais velhos passa a ser encarada como trambolho, estorvo e sofre toda a sorte de agressões à sua dignidade, principalmente por parte de parentes que sequer chegam a pensar que um dia também irão envelhecer. Há milhares de asilos espalhados por este País, muitos dos quais meros e literais “depósitos” de gente, onde os que lá vivem (na verdade, vegetam ou limitam-se a sobreviver) são tratados como sombras, zumbis, como tudo, menos como pessoas.

Mais do que nunca o sofrido cidadão, portanto, se conscientiza de que é sumamente verdadeira a afirmação de que o homem contemporâneo não passa de pigmeu que somente aparenta ser grande (e se julga como tal) porque está de pé nos ombros dos antepassados. Um país que não respeita e nem protege seus verdadeiros heróis – em geral anônimos – ou seja, os que o construíram e impulsionaram, não pode aspirar nenhum futuro. Não tem memória, não tem tradições, não tem história e não tem nada. Deus que nos livre do Brasil ser assim!!!


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: