Tuesday, March 21, 2017

Vendedores de armas



Pedro J. Bondaczuk


A guerra entre Irã e Iraque vai completar, no dia 22 do próximo mês, o quinto ano consecutivo de duração e não há a mínima perspectiva de que o conflito – que os analistas previram, no início, como de rápido desfecho – esteja próximo do fim.

Estima-se que a intransigência do iraquiano Saddam Hussein e do líder iraniano, aiatolá Ruhollah Khomeini, já tenha custado, no mínimo, um milhão de vítimas fatais e mais uma quantidade indeterminada (várias vezes maior do que a dos mortos) de feridos, em ambos os lados.

Muita gente pergunta como o Irã conseguiu o milagre de recuperar um terço do seu território que havia sido tomado pelo inimigo nos primeiros meses de guerra, se está, desde 1980, sob um formal boicote imposto pelos principais fornecedores internacionais de armas. Onde o regime dos fundamentalistas desse país tem se abastecido de equipamentos bélicos, alguns relativamente sofisticados, como o míssil de médio alcance soviético Scud, com que Teerã atacou, por diversas vezes, Bagdá?

Dos EUA, oficialmente, os iranianos não conseguem importar sequer uma reles agulha, já que os dois países não mantêm, há tempos, qualquer espécie de relacionamento. Quanto à União Soviética, Khomeini abomina o seu regime e procura distância de Moscou, ao menos para consumo externo. Os países europeus, teoricamente, mantêm sanções contra o Irã, em apoio aos norte-americanos. Como Teerã faz para se municiar?

Bem, para quem tem dinheiro para pagar à vista, nunca faltarão vendedores de canhões, tanques, granadas e até caças e mísseis. E o governo iraniano, graças ao petróleo farto que o país possui, ainda está longe da falência. Portanto, não tem a mínima dificuldade de adquirir equipamento bélico e peças de reposição, tanto no mercado marginal e clandestino, responsável por armar guerrilhas de vários países, em diversos continentes, quanto, até, no oficial, o dos grandes países, mediante operações triangulares.

O armamento soviético, por exemplo, é fornecido ao Irã através da Coréia do Norte, da Líbia e da Síria. E na quantidade que os iranianos quiserem, desde que tenham o dinheiro para pagar. O norte-americano envolve uma operação mais complicada um pouquinho, mas nem por isso tão dramática. É vendido através dos chamados freelancers.

Às vezes acontece do grupo que opera a venda ser descoberto, como no caso que envolveu o tenente-coronel Wayne Gillespie, detido, anteontem, pelo FBI, por tentar remeter 1.200 mísseis para Teerã. Quantos outros foguetes, porém, já não terão sido enviados por esse meio, sem que as autoridades suspeitassem (ou fizessem vistas grossas)? Não se pode afirmar com certeza que isso já tenha sido feito. Mas negar peremptoriamente, também não.

Uma coisa fica patente até para o leigo. No mercado de armamentos, a ideologia do comprador é o que menos conta. O que importa é se o cliente tem ou não condições de pagar o preço exigido. Onde, quando e como ele vai usar esse equipamento simplesmente não interessa a esses grupos, que se alimentam de conflitos e desavenças, de ambições desmedidas de tiranos e de utópicos sonhos de fanáticos.

Eles não querem saber se essas armas vão conservar no poder endoidecidos ditadores, que não têm o mínimo escrúpulo de mandar para os campos de batalha crianças de dez anos ou menos. Ou se vão manter em seus cargos homens que têm insensatas ambições hegemônicas.

Por isso, a guerra do Golfo Pérsico tem tudo para emplacar não apenas um lustro, mas até mesmo uma década, ou mais. Principalmente, depois que o Ocidente percebeu que, ao contrário do que temia a princípio, ela não põe, absolutamente, em risco o seu fornecimento de petróleo.

(Artigo publicado na página 9, Internacional, do Correio Popular, em 2 de agosto de 1985)


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk       

No comments: