Monday, March 13, 2017

Espécie de eternidade


Pedro J. Bondaczuk


O tempo é indivisível. Dize, qual o sentido do calendário?”. É com este verso, e com esta indagação, que o poeta Mário Quintana abre o seu memorável “Pequeno poema didático”. Se há um período oportuno para esse tipo de reflexão – entendo que qualquer um o seja – é este, quando mais um ano, novinho em folha, está a nos desafiar, embora já caminhando para completar o primeiro trimestre (puxa, já!!!!)..

Reitero a pergunta de Quintana: “Qual o sentido do calendário?”. Na vida que costumamos denominar de “prática”, do comércio, indústria e das relações comezinhas do dia a dia, até que tem lá sua utilidade. Serve, por exemplo, para determinar prazos: de produção, de entrega, de pagamento, de recebimento etc. Só isso, ou quase isso.

Acho, todavia, tremenda bobagem julgar a competência e produtividade de uma pessoa pelo número de anos que viveu. Estivesse ao meu alcance, eu aboliria essa prática de se contabilizar a idade. Não vejo a menor utilidade nisso e esse costume apenas alimenta o preconceito de quem viveu menos contra quem viveu mais.

O que importa, queiram ou não, não são os anos vividos, mas a qualidade dessa vivência. Ademais, quem é jovem hoje, amanhã estará em idênticas condições daqueles que hoje tentam ridicularizar. Essa história de considerar uma pessoa, com mais de 65 anos, como da “Terceira Idade”, é de uma estupidez sem tamanho.

Competência, sabedoria e criatividade não é questão cronológica, e nem de raça, cor ou sexo. Ou a pessoa tem, ou não tem. Ademais, ninguém sabe, tenha quantos anos tiver –, quer sejam dois, quer sejam cem – quanto tempo ainda lhe resta neste mundo. Isto, supondo que exista um outro, do que ninguém tem a mínima certeza. Especula-se muito a respeito, mas certo, certo mesmo, ninguém está. Se disser que está, mente!

A esse propósito, li, por estes dias, este bombástico (e incômodo) trecho do “Sermão da Quinta Dominga do Advento”, que o Padre Antônio Vieira proferiu em 1650, na Capela Real, em Lisboa sobre o qual já comentei em outros textos: “Quantos anoiteceram e não amanheceram! Quantos se deitaram à noite, e não se levantaram pela manhã! Quantos postos à mesa os afogou um bocado! Quantos indo por uma rua os sepultou uma ruína! A quantos levou uma bala não esperada! Quantos endoideceram de repente! A quantos veio a febre junta com o delírio! A quantos um espasmo, a quantos uma apoplexia, a quantos infinitos acidentes, que, ou tiram o uso da razão, ou a vida! Todos estes cuidavam que haviam de morrer de uma morte ordinária, como vós cuidais: e quem vos deu a vós certeza de que vos não há de suceder o mesmo?”. Terrível indagação desse sacerdote clarividente e um dos maiores estilistas de língua portuguesa! E ele está errado? Claro que não!

Muitos, certamente, erguerão o dedo em riste e me apontarão, acusadoramente, dizendo que “este não é o momento desse tipo de consideração. É um tempo de festas e de alegria e blá-blá-blá, blá-blá-blá, blá-blá-blá”. Pelo contrário, é justamente esta a melhor ocasião para refletirmos a respeito, para que nunca esqueçamos, do alto da nossa arrogância, prepotência e presunção, que somos humanos, efêmeros, mortais e perecíveis. E que a mera contagem do tempo não nos assegura nenhuma vantagem (ou desvantagem) em relação a ninguém. É inútil naquilo que importa.
 
Mário Quintana, no poema acima citado, afirma:

“A vida é indivisível. Mesmo
a que se julga mais dispersa”.

E conclui:

“Todas as horas são horas extremas...
E todos os encontros são adeuses”.

Daí a necessidade de valorização do tempo. Ele não pode e não deve ser desperdiçado com inutilidades, banalidades e mesquinharias, sob pena de nos tornarmos pesos mortos para nós mesmos e para o mundo. Trata-se do nosso mais precioso capital, que devemos aplicar com sabedoria e bom-senso. Não admite desperdícios.

O mesmo Quintana, em crônica publicada no jornal “Correio do Povo”, de Porto Alegre, observa: “Idades só há duas: ou se está vivo ou morto. Neste último caso a idade é demais, pois foi nos prometida a Eternidade”. A esse último propósito, peço licença ao leitor para citar esta observação de R. Niklaus, reproduzida no livro “Silêncio e Ruído – A Sátira em Denis Diderot”, do filósofo Roberto Romano: “O presente, o passado e o futuro nada mais são do que a soma do mundo que se torna um com a eternidade. Mesmo para nós, há uma espécie de eternidade”. Indago: “será que há, de fato?”

Haverá, mas apenas se soubermos o que fazer, não somente com os 365 dias de 2017 que temos (e espero que tenhamos mesmo todos eles) pela frente, mas com todo o tempo que nos restar. Haverá se encararmos esta fascinante aventura, que é a vida, com seriedade e estivermos cônscios do nosso papel, porquanto, poderemos tanto marcar nosso nome para sempre na memória das gerações, quanto ser esquecidos míseros dias após encerrarmos de vez nossa jornada pelo mundo. A escolha é somente nossa! Felizmente...

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  





No comments: