Preito aos humildes
Pedro J.
Bondaczuk
O saudoso poeta José Paulo Paes legou-nos, entre tantos e
tantos textos extraordinários – infelizmente conhecidos apenas por um punhado
de eruditos – um curtíssimo, mas enfático poema, que aprecio em particular, em
sua vasta e preciosa obra, e que serve de mote para as considerações a seguir.
Intitulado “Auto-epitáfio nº 2”, diz:
“Para quem pediu sempre
tão pouco
o nada é positivamente
um exagero”.
E, infelizmente, é isso o que recebem, hoje, dois terços
dos mais de sete bilhões de habitantes da Terra, que vegetam na mais absoluta
miséria (a maioria sobrevive com ínfimo US$ 1 por dia e muitos não têm nem
mesmo essa absurda “renda”), apenas para que o um terço restante da humanidade
esbanje os já escassos recursos do Planeta. Ou seja: nada!
O mundo, sem dúvida, evoluiu
bastante no século XX, em diversos aspectos, notadamente no tecnológico. A
ciência hoje opera maravilhas que, em um passado não tão remoto, nem os mais
delirantes ficcionistas ousavam prever. As comunicações, por exemplo, se
tornaram instantâneas, com sons e imagens de qualquer parte do Planeta chegando
até nós em fração de segundos, através do rádio, da televisão, da internet, do
telefone celular e do milagre dos satélites, nos mantendo inteirados dos
acontecimentos quase que no exato instante em que ocorrem, não importa em que
país, continente ou quadrante do globo terrestre se verifiquem.
Os meios de transporte, por seu
turno, são cada vez mais rápidos e mais seguros. Transplantes de órgãos já se
tornaram tão corriqueiros (para quem pode pagar, é claro), que sequer despertam
mais espanto e nem curiosidade em quem quer que seja. A engenharia genética
caminha para a erradicação das doenças antes mesmo de uma pessoa nascer. E já é
viável (embora insensata e inútil) a clonagem de seres vivos, inclusive os
humanos. Claro que as maravilhas da ciência e da tecnologia não são apenas as
citadas. E nem sempre são usadas, apenas, em sentido construtivo. Pelo
contrário... Está aí a parafernália bélica das potências, que podem,
praticamente, riscar do mapa qualquer país que contrarie seus interesses!
Todavia, naquilo que é básico,
que é fundamental, que é lógico e inadiável para o homem, ou seja, na garantia
de vida e de oportunidades iguais para todos, sem distinção de sexo, raça,
credo ou condição social, a situação continua a mesmíssima de séculos e séculos
atrás, se não de alguns milênios dos primórdios da história. Há um fosso,
virtualmente intransponível, um abismo largo e profundo, separando (talvez irreversivelmente)
os que têm infinitamente mais do que precisam e os que não contam sequer com o
“pão nosso de cada dia”.
Por que? É o que vivem
perguntando os que raciocinam, os que têm sensibilidade, os que são bem
informados e os que não se entregam a um egoísmo burro e calhorda e nem a um
conformismo repugnante e covarde. O romancista austríaco, Erich Maria Remarque,
tenta responder (em vão), com esta outra indagação, colocada na boca de um de
seus personagens, no excelente livro “O Obelisco Negro” –, cujo enredo se
desenvolve na Alemanha em um período imediatamente posterior à derrota
germânica na Primeira Guerra Mundial e anterior à ascensão de Adolf Hitler, que
conduziria o país à segunda (e desastrosa) grande conflagração planetária do
século passado: “Acaso a vida pode ser jamais explicada, aprisionada e
cavalgada como um cavalo domado, ou é sempre uma poderosa vela que nos impele
no meio da tormenta e que, quando tentamos agarrá-la, nos arrasta para o
abismo?”.
Em um artigo que publiquei na
página 15, da editoria Internacional do Correio Popular de Campinas, em 21 de
junho de 1991, tentei (também em vão) explicar a razão dessa estúpida divisão
entre seres privilegiados, sem nenhum motivo fundamental para que tenham esses
privilégios, e a maioria condenada a um inferno de incomensuráveis sofrimentos
e absurdas privações desde o ventre materno. Atribuí, na ocasião, a existência
dessa realidade ao “egoísmo”, à
“prepotência” e à “insensibilidade” dessa parcela da humanidade
que sequer se dá conta de que é mortal. Escrevi, na oportunidade:
“Embora os homens precisem uns
dos outros para sobreviver, a vida individual é a que conta. Ninguém está
disposto, pelo menos conscientemente – embora pela educação as pessoas sejam
condicionadas a isso – a receber um papel fixo assim que nasce, que não leve em
conta suas ambições pessoais. Todo indivíduo saudável e razoavelmente
inteligente sonha com notoriedade, conforto e, sobretudo, poder. O operário de
uma fábrica, por exemplo, embora nem sempre revele isso ou sequer saiba como
expressar tal vontade, tem como objetivo ser o chefe. O executivo de uma
empresa luta por conquistar a presidência. E vai por aí afora. Todos, de uma
maneira ou de outra, aspiram a chegar ao topo das atividades que escolheram ou
que lhes foram impostas por condicionamentos”. A maioria, é claro, ajunta, à
miséria em que vegeta, a frustração de jamais concretizar quase nenhuma dessas
ambições, mesmo as mais medíocres.
Na impossibilidade de fazer
alguma coisa (qualquer coisa), para acabar com essa estúpida, mas cristalizada,
divisão da humanidade, em castas irreversíveis, rendo comovidas homenagens aos
que sempre pediram “tão pouco” da vida e, para os quais, “o nada,
positivamente, é um exagero”. Seu sofrimento (anônimo) e sua humilde resignação
(imposta pelas circunstâncias) é que sustentam o mundo em seu eixo. Em troca,
seus irmãos de espécie os condenam a privações de toda a sorte, à desumanização
e à geração de uma linhagem de sub-homens, na figura de seus descendentes.
Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk
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