Monday, March 20, 2017

O ESCRITOR QUE HÁ MUITO É MERECEDOR DO NOBEL DE LITERATURA

Acho curioso o gosto dos leitores (em muitos casos, mau-gosto). “A Imortalidade” não é, dos livros de Milan Kundera, o mais vendido, o mais comentado e o que foi melhor recebido pela crítica. É verdade que sua obra literária (felizmente) é vasta e variada. Outra coisa que não entendo é a razão dele jamais ter sido sequer indicado, e, portanto, nunca foi premiado, com o Nobel de Literatura. O cara é muito bom no que faz. Leiam-no com a devida atenção e, certamente, concordarão comigo. O livro de Kundera mais conhecido (e badalado) é “A insustentável leveza do ser”, publicado em 1983. Trata-se, sem dúvida, de excelente romance. Não discuto, e nem poderia, sua qualidade. Longe disso. Mas se tivesse que fazer uma comparação, não passaria nem perto de “A Imortalidade”, publicado em 1990. Esse é seu romance mais cosmopolita, em que ele abandona a temática que vinha seguindo até então, de cunho político e social, e passa a dar conteúdo profundamente filosófico ao que escreve. Daí eu tê-lo até como material de consulta e não como mero romance para minha distração. E Kundera, caso houvesse nascido, digamos, no século XIV, ou então no XXIV, seria o escritor que é? Escreveria livros melhores, piores ou iguais “A Imortalidade”? Teria o estilo gostoso que tem, fluente, coloquial, mas não raro irônico, crítico e provocativo? Seria, pelo menos, escritor? Da minha parte, entendo que não? E você, leitor, o que pensa a respeito?


@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbett Oliveira” (Fortuna crítica)Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com  
“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Águas de presságio”Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
“Um dia como outro qualquer”Fernando Yanmar Narciso.
“A sétima caverna”Harry Wiese – Contato:  wiese@ibnet.com.br
“Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
“Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br    

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internet WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria:

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  


1 comment:

PAULO TAMBURRO. said...

OLÁ,

sou seu antigo seguidor!

No nosso blog FOTOFALADA desta semana saiba tudo sobre a bunda.

Abração carioca e seu comentário poderá aprimorar nossa publicação.