Wednesday, March 22, 2017

O FICCIONISTA, SIM, PODE “PREVER” O QUE QUISER

A previsão é campo fértil para nós, escritores, sobretudo para os que lidam com ficção. Nós, sim, podemos “prever” o que quisermos, pois não temos compromisso algum com a “verdade” e nem com a “realidade”. Buscamos, ao urdir nossas histórias, a verossimilhança. Esta, todavia, sequer é fundamental em nossa atividade. É desejável, porém não indispensável. Essa questão do futuro, ou seja, do segundo seguinte ao que estamos vivendo, sempre foi, é e será tema fascinante para reflexões. Por exemplo, esse tempo que ainda não chegou é sempre projetado por nós, em nossa mente, como potencialmente melhor do que o presente. Essas projeções, porém, são ditadas, apenas, por nossos desejos e pela fantasia. Raramente se baseiam em fatos e sequer levamos em conta os imprevistos.

***
  
SEJAMOS REALISTAS: O FUTURO TENDE A SER SEMPRE PIOR DO QUE O HOJE

Não se trata de ser pessimista, mas baseados na pura lógica, se pode afirmar que o futuro, pelo menos o mais remoto (não o imediato), caso venha a existir para nós (podemos, óbvio, morrer antes) sempre tende a ser pior do que o presente. Por que? Porque nele há imensa probabilidade de perdermos entes que amamos, de pagarmos duro preço pelas oportunidades que desperdiçarmos, de termos que conviver com frustrações e decepções que acumularmos e da certeza de que envelheceremos, nossas forças e entusiasmo declinarão, o mundo estará mais povoado e, por isso, mais poluído, depredado e tenso e os problemas pessoais e sociais haverão de se multiplicar. E, sobretudo, nele estará o nosso fim. É preciso mais argumento?


 @@@@@@

Livros que recomendo:

“Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbett Oliveira” (Fortuna crítica)Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com  
“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Águas de presságio”Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
“Um dia como outro qualquer”Fernando Yanmar Narciso.
“A sétima caverna”Harry Wiese – Contato:  wiese@ibnet.com.br
“Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
“Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br    

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria:

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczu8k 

No comments: