Friday, March 17, 2017

Conflito com aspectos surrealistas


Pedro J. Bondaczuk


A revelação, feita ontem, pelo jornal norte-americano “The New York Times”, de que a União Soviética vendeu, secretamente, em dezembro do ano passado (portanto, um mês após o escândalo das transações norte-americanas com Teerã terem vindo a público), armas para o Irã, coloca mais um detalhe de confusão, de nonsense, numa situação já bastante confusa.

Moscou foi tida, até aqui, como principal sustentáculo do Iraque, na guerra que esse país trava, no Golfo Pérsico, contra os persas. Tem, inclusive, um tratado de amizade e de defesa mútua com a República árabe. A ser verdadeira a informação (e não há motivos para se duvidar de um jornal tão sério quanto é esse tradicional diário nova-iorquino), o Cremlin estará, portanto, fazendo um condenável jogo duplo com o seu pretenso aliado.

Aliás, há muito que já se desconfiava que as duas partes no conflito vinham sendo abastecidas de armas por todos os lados. Afinal, ainda em 1982, ambas apresentavam visíveis sinais de exaustão.

As ofensivas iniciais iraquianas, que chegaram a levar suas tropas bem para o interior do Irã, de repente perderam o fôlego. Os iranianos, por seu turno, após rechaçarem o adversário para pouco além de suas fronteiras, também esbarraram em obstáculos magníficos. Durante os três anos seguintes, a guerra caracterizou-se por meras ações de desgaste. Por tentativas, das duas partes, de causar colapso econômico no lado inimigo.

De repente, sem essa ou mais aquela, o conflito voltou a esquentar. Bagdá passou a promover ações aéreas cada vez mais longe do seu território, atingindo, em inúmeras oportunidades, a própria capital persa, além da cidade sagrada de Qom, refúgio do patriarca xiita, líder espiritual da República Islâmica, o aiatolá Ruhollah Khomeini.

Quando tudo levava a crer que Teerã iria, finalmente, ceder ao argumento da força e aceitar um cessar-fogo permanente, para negociar a paz, eis que a gangorra bélica voltou a se inverter. A capital iraquiana é que passou a ser bombardeada, primeiro mensalmente, depois, semanalmente e, em algumas ocasiões, até diariamente, por possantes mísseis de média distância da série “Scud”, que levavam o terror e a morte ao Iraque.

Aviões do Irã, que há muito não levantavam do chão, começaram a se fazer presentes, finalmente, no conflito. Os persas, de repente, adquiriram um vigor inusitado, tomando a Península de Faw, com seu importante porto, e ameaçando seriamente a Basra, a segunda maior cidade do seu adversário árabe.

Como esse milagre poderia ter sido possível sem o dedo das superpotências?! Pois bem, agora se sabe que não foi apenas uma, mas foram as duas que deram essa injeção de cânfora nos cambaleantes exércitos iranianos.

A região do Golfo Pérsico envolve interesses muito maiores do que meras questões ideológicas ou religiosas. Ela é a veia jugular energética do Ocidente e interessa a Washington e a Moscou domina-la. E na hora em que entra dinheiro na história, as alianças, acordos e achegos vão, tranqüilamente, para o espaço.

Recordamo-nos que numa de suas prédicas das sextas-feiras, na Universidade de Teerã, em setembro do ano passado, o presidente do Parlamento persa, Hashemi Rafsanjani, alertou as monarquias árabes da região: “Temos recursos para suportar décadas de guerra. E dinheiro compra todo o apoio que precisamos”.

Todo esse caso lembra bem aquele Samba do Crioulo Doido, que foi grande sucesso entre nós no fim dos anos 60. Como a canção, ele mistura conceitos, personagens, interesses e situações. E os dois beligerantes, sem que se dêem conta disso, apenas têm servido aos propósitos (que não são nadinha nobres) do comércio internacional da morte. O que o fanatismo e a falta de visão política podem fazer com dois povos, condenados a um secular atraso por causa de uma irrefletida ira!!!

(Artigo publicado na página 13, Internacional, do Correio Popular, em 28 de maio de 1987).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk       

No comments: