Thursday, October 20, 2016

Sob fogo da oposição


Pedro J. Bondaczuk


A próxima reunião de cúpula dos líderes das superpotências, a ser realizada em Washington, dentro de exatas três semanas, vai colocar, frente a frente, dois governantes com gravíssimos problemas internos em seus países e precisando desviar a atenção de seus opositores para outros temas, para ganhar um pouco de fôlego.

De um lado estará Mikhail Gorbachev, desafiado pela cúpula do Partido Comunista, por alguns autênticos cardeais da agremiação, que se opõem às reformas que ele pretende implantar, não somente na economia nacional, mas, principalmente, na mentalidade reinante nesse Estado ainda totalitário. O maior exemplo disso foi a crítica publicada pelo “Pravda”, ontem, sobre algumas medidas que o líder tomou.

No outro pólo, estará o Ronald Reagan pós-Irangate, desgastado perante a opinião pública e desafiado a todo o instante por um Congresso hostil. Só que no seu caso, foi ele que partiu para a ofensiva, ontem, ao advertir os que pretendem usar as recentes dificuldades vividas pelo mercado de ações norte-americanas para fazer prevalecer leis protecionistas. E é nisto que reside a principal diferença entre as duas situações.

Ambos os mandatários desejam um certo tipo de liberdade, de acordo com o perfil ideológico e o tipo de país que cada um dirige. As reações é que variam. No caso de Gorbachev, um simples ato de abertura, na verdade muito pequeno, como tirar das mãos do único partido existente na URSS a prerrogativa de escolher os administradores de fábricas, foi considerado como uma grave heresia.

O “Pravda” chegou a insinuar que aquilo que o líder do Cremlin entenderia que seja democracia não passa de “anarquia e de caos”. Os burocratas soviéticos não escondem o seu pavor pela liberalização, por mais incipiente que ela venha a ser.

Chegaram a prever uma verdadeira catástrofe, com uma eventual democratização da URSS (o que, convenhamos, ainda está anos-luz de distância de se concretizar), fato altamente revelador de como encaram que deva ser uma sociedade nacional.

Reagan, por seu turno, quer, simplesmente, conservar o que nunca faltou nos EUA: liberdade. O presidente norte-americano investiu, duramente, contra os protecionistas do Congresso, que ainda não entenderam a época presente e pretendem deflagrar uma guerra comercial.

O interessante é que, em ambos os casos, se apelou para a alusão a uma !brincadeira”. No do “Pravda”, a advertência foi de que Gorbachev estaria “brincando” com algo que os soviéticos não estariam acostumados: a democracia. No de Reagan, foi o presidente que advertiu que os congressistas “brincam”, atualmente, “com dinamite”.

A próxima reunião de cúpula, portanto, será levada a efeito por dois governantes acossados. A pergunta que fica no ar é se o acordo que ambos eventualmente vierem a firmar será, ou não, levado a sério em seus respectivos países se (no caso do secretário-geral do PC) e quando (no do mandatário norte-americano) ambos deixarem o poder. É algo que não deixa de exigir uma séria e madura reflexão.
       
(Artigo publicado na página 13, Internacional, do Correio Popular, em 17 de novembro de 1987)


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk       

No comments: