Thursday, October 06, 2016

Estamos sós no universo?

 Pedro J. Bondaczuk

O homem é o único ser racional conhecido em todo o universo. É possível (e até provável), todavia, que na imensidão do cosmos, com quatrilhões ou mais de mundos, em uma infinidade de galáxias e sistemas estelares, haja outros, até mais inteligentes e perfeitos.  Talvez amanhã sejamos surpreendidos com alguma prova inquestionável da existência de seres extraterrestres, quem sabe, até, com algum contato direto com eles. Ou, talvez, (o que, no meu entender é mais provável) jamais venhamos a saber com certeza se eles existem ou não.

Tenho até medo de tocar no assunto, pelas paixões que ele desperta. Em crônica divulgada há um certo tempo, em alguns blogs, afirmei que, dadas as imensas distâncias entre as estrelas e a fragilidade humana, talvez jamais venha a ocorrer um contato com hipotéticos ETs inteligentes, caso, claro, de fato existam. As reações foram de um extremo a outro. Uns juraram de pés juntos, em comentários postados nesse texto, que somos os únicos seres inteligentes na vastidão do universo. E mais, que não existe vida em lugar algum, além da Terra.

De onde vem tamanha certeza dessas pessoas? São palpites, nada mais do que palpites. E claro que também tenho o meu. Não faço dele, todavia, nenhuma certeza (que, de fato, não tenho) e muito menos um dogma. Acredito em vida inteligente fora da Terra, na nossa própria galáxia, a Via Láctea, e em grande profusão. Contudo, creio que as probabilidades de qualquer forma de contato são tão ínfimas, que raiam o impossível.

Estranhamente, as reações mais apaixonadas (várias delas agressivas e mal-educadas, enfatizando a minha “ignorância”) vieram dos que também crêem nos extraterrestres. Estes chegam a jurar, no entanto (ao contrário do acredito) que os alienígenas não somente manterão contato, como já mantiveram e mantêm freqüentemente. Estariam entre nós e há muito tempo. Provas? Ora, ora, ora, fanáticos não precisam delas. E, convenhamos, não faltam, ao redor do mundo, os lunáticos delirantes, que se julgam oniscientes.

Apóio minha convicção puramente na lógica, num universo tão bem ordenado, onde nada é casual e caótico, mas regido por leis naturais, inteligíveis ao homem e que certamente foi concebido por uma inteligência absoluta e superior, que ouso chamar de “Deus”. E estou em ótima companhia. Penso da mesma forma que intelectuais da mais alta estirpe e reputação, como Claude Lévi-Strauss, que afirmou: “Assim como o indivíduo em uma sociedade não está sozinho, o homem não deve estar solitário no universo”.  Endosso, pois, com entusiasmo essa opinião, embora aduza a improbabilidade de eventuais contatos.        

A propósito da existência de vida em outras partes do cosmo, aliás, é instigante a opinião de Arthur Clark, autor de "2001, uma Odisséia no Espaço" e "Laranja Mecânica", entre outras obras de ficção científica. Ela foi publicada em um extenso artigo, intitulado "O futuro do mundo das comunicações", estampado no antigo suplemento literário do jornal "O Estado de São Paulo", em 3 de setembro de 1978.

Diz, o eminente escritor: "Se décadas e séculos se passarem, sem qualquer indício de que há vida inteligente alhures no universo, os efeitos em longo prazo sobre a filosofia humana serão profundos – e talvez desastrosos. É melhor termos vizinhos que não gostamos, do que estarmos absolutamente sozinhos, porque a solidão cósmica poderia indicar uma conclusão muito deprimente – que a inteligência assinala o fim da evolução. Não. Não acredito nisso”.

Também não creio nessa possibilidade. Mas discordo que se venha, algum dia, a chegar a alguma conclusão definitiva a esse respeito, quer sobre a existência e quer sobre a inexistência, primeiro de vida, e depois, se esta existir, da que seja inteligente. As próprias dimensões do universo não nos permitem que esgotemos o campo de pesquisa (virtualmente, infinito) e, por conseqüência, as esperanças de companhia.

Quem acredita em evolução, por exemplo, continuará crendo que o homem haverá de evoluir, sem cessar, para formas cada vez mais perfeitas (será? Não é o que parece!). E os que crêem em Deus (não importa o nome que lhe atribuam) seguirá firme em sua crença. Continuará a acreditar, com uma variação ou outra, numa redenção da espécie humana, na ressurreição dos mortos, num Juízo Final em que os bons serão premiados e os maus receberão o devido castigo, num Paraíso de onde serão banidos para sempre desde a morte até o mal em todas as suas formas e manifestações e num tempo (que se estenderá pela eternidade) só de delícias e de êxtase sem fim. Ambas as crenças, porém, fogem do rigor da lógica. Atêm-se, exclusivamente, ao terreno da fé. Mas, reitero: não creio que estejamos sós na imensidão do universo...    

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: