Sunday, October 09, 2016

Cortando o mal pela raiz


Pedro J. Bondaczuk


A Justiça novaiorquina, numa atitude digna de Sólon, tomou uma decisão, anteontem, destinada a frear um fenômeno extremamente perigoso, que se verifica nessa metrópole cosmopolita: a escalada da violência racial.

O legislador grego em questão, querendo acabar com os abusos provocados pelo alcoolismo em Atenas, ordenou que todas as vinhas da cidade-Estado fossem arrancadas. Com isso, pretendia “cortar o mal pela raiz”.

Os juizes de Nova York agiram mais ou menos assim ao proferirem a sentença contra o adolescente John Lester, de 18 anos, um dos responsáveis pela morte de um cidadão negro, em 1986, no subúrbio de Howard Beach, ocorrida por atropelamento, quando a vítima tentava escapar de ser linchada por uma gangue juvenil, à qual o condenado pertencia. Deram-lhe 30 anos de cadeia.

Afinal, não há maior estímulo ao crime do que a impunidade. E a despeito do rigor da pena, a decisão foi das mais louváveis, ainda mais quando se sabe que a violência de caráter racial vem sofrendo uma perigosa escalada na cidade.

Apesar da presença nessa magnífica (e problemática) metrópole de dezenas de grupos étnicos, o racismo ainda aponta numa mesma direção, como ocorria, por exemplo, na década de 60: na de um conflito fundamental de brancos contra negros.

Jacqueline Wexler, presidenta da Conferência Nacional dos Cristãos e Judeus, disse, a esse propósito, em janeiro do ano passado: O problema racial é uma obsessão na cidade de Nova York. E ao que parece, tanto o progresso como o desprezo dos negros, aumentam a tensão...A violência ocorre periodicamente. Mas tem características muito mais tribais do que muitos povoados pequenos”.

O problema ganha dimensões maiores quando se sabe que a população branca, que possui preconceitos arraigados dos quais não abre mão, hoje já é minoritária na cidade. De acordo com o censo de 1980, cerca de 52% dos habitantes locais eram caucasianos. Os demais, distribuíam-se entre 24% de negros, 20% de hispanos e 4% de outras etnias.

Hoje, certamente, os brancos já deixaram de ser a metade. Devem andar aí pelos 47% e a população negra, nos 30%. Um conflito racial, nessas circunstâncias, pode ficar incontrolável, com toda a certeza.

Por isso, foi muito sensata a sentença da justiça novaiorquina. E ela certamente agiria com idêntico rigor caso a situação fosse inversa. Ou seja, se bandos negros fossem responsáveis pela morte de cidadãos brancos, com culpa estabelecida sem nenhuma dúvida, como no presente caso.

O que é difícil de se entender (e impossível de se aceitar) é o fato de, numa cidade considerada como uma espécie de capital do mundo, os seres humanos ainda estarem medindo o valor de um semelhante pela cor de sua epiderme, o que prova que o homem moderno só adquiriu, mesmo, um simples “verniz” de civilização, e nada mais.

(Artigo publicado na página 18, Internacional, do Correio Popular, em 24 de janeiro de 1988).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk           

No comments: