Sunday, April 10, 2016

Três grandes incógnitas no ar



Pedro J. Bondaczuk


A guerra no Golfo Pérsico vai começar a qualquer momento, já que hoje se esgota o prazo dado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas para que Saddam Hussein retire suas tropas do Kuwait, sem que este tenha dado a mínima indicação de atender o ultimato.

Três grandes incógnitas permanecem no ar, além da natural incerteza acerca dos resultados de um conflito dessa natureza – o primeiro a ser travado nos últimos 50 anos em que as duas partes contam com sofisticados recursos tecnológicos – embora a disparidade de forças, a favor dos Estados Unidos, salte, evidentemente, à vista.

A primeira incerteza refere-se à reação de Israel caso o Estado judeu seja atacado. Nos últimos dias, afirmou-se, equivocadamente, que a ameaça de ataque de Saddam Hussein a esse país foi feita somente agora, para unir a comunidade árabe (hoje dividida) em torno de sua causa.

Todavia, se forem consultados os arquivos de jornais, veremos que em abril do ano passado, portanto quatro meses antes da invasão do Kuwait, o presidente iraquiano já havia dito que arrasaria dois terços do território israelense com suar armas químicas se o seu território viesse a ser atingido.

O subsecretário de Estado norte-americano, Lawrence Eagleburger, passou o final de semana em Jerusalém, tentando obter um compromisso do primeiro-ministro, Yitzhak Shamir, de que suas Forças Armadas não retaliariam o Iraque em caso de ser vítima de agressão. Tudo, porém, foi em vão.

Tel Aviv exige o direito de resposta, que considera inalienável, e, caso o exerça, fatalmente romperá a coalizão árabe contra Saddam. Ninguém concebe a Síria, o Egito ou a própria Arábia Saudita lutando do mesmo lado da trincheira do Estado judeu.

A segunda incógnita refere-se a que tipo de influência o massacre soviético na Lituânia irá exercer sobre o ânimo ocidental em relação ao Golfo Pérsico. E se Mikhail Gorbachev for sancionado, por causa dessa ação militar, e em represália decidir mudar de posição?

Não seria a primeira vez que Moscou mudaria de lado durante uma guerra. Afinal, na Segunda Guerra Mundial a URSS era aliada da Alemanha nazista, antes de ser invadida. Não seria hora do Ocidente fazer vista grossa?

Finalmente, a terceira grande interrogação refere-se ao uso de armas nucleares no conflito. O presidente norte-americano, George Bush, e o primeiro-ministro britânico, John Major, descartaram essa hipótese. Mas isto seria uma garantia segura da não utilização do armamento? E se o transcorrer das batalhas não for tão favorável às forças multinacionais quanto estas esperam? Ainda assim a decisão seria mantida? Como fica Israel nesta questão? O Estado judeu também estaria disposto a descartar esse expediente?

Informa-se que os israelenses teriam pelo menos cem armas nucleares. Tudo isso é mais do que suficiente para tirar o sono do cidadão mais desinformado e alienado, quanto mais daqueles que estarão no comando dessa guerra.    

(Artigo publicado na página 13, Internacional, do Correio Popular, em 15 de janeiro de 1991)


 Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk      

No comments: